domingo, 8 de agosto de 2010

Paralisia Infantil: Tem início a 2ª etapa de vacinação em Manhuaçu

(Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu, através de sua diretoria de Vigilância à Saúde está capacitada para realizar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). O Dia Nacional da Multivacinação será no próximo sábado (14), porém, a partir desta segunda-feira (09), todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), começam a aplicação da vacina em crianças com idades entre zero a menores de cinco anos. Em junho foi aplicada a primeira dose da vacina, mas apenas uma única etapa não é suficiente. Para se completar a imunização, a criança tem que receber as duas doses disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto é que o lema desta fase da campanha é “Vacinação Infantil. Não vai esquecer a segunda dose, hein?” Confira o esquema de vacinação no quadro, lembrando que na terça-feira, 10, dia do padroeiro São Lourenço, será feriado em Manhuaçu e as unidades de saúde não funcionam.

Doença reaparece na Europa

A Paralisia Infantil (Poliomielite) está erradicada no Brasil há duas décadas. Essa é uma constatação que tranquiliza? Não. É que recomeçam a surgir casos da doença na Europa, onde houve a erradicação desde 2002 e onde a Organização Mundial de Saúde (OMS) está empenhada na luta contra um surto verificado no Tajiquistão que vitimou 108 crianças, das quais 10 morreram. A situação é tão grave que apenas em uma semana de julho foram registrados 374 casos naquele país, números que podem aumentar com a chegada dos resultados oficiais. Daí a necessidade de não esmorecer na aplicação da vacina, pois o vírus transmissor da doença percorre grandes distâncias com facilidade. Países que não tem mais a doença correm risco de importação do vírus e a única forma de proteção é a aplicação da segunda dose da vacina. Sendo o Brasil, um país com grande fluxo de viajantes, o risco de importação do vírus de regiões endêmicas é grande, daí importância da imunização.

É preciso vacinar mais crianças

Este surto na região europeia demonstra a necessidade de uma cobertura cada vez maior nas campanhas de vacinação com um mínimo de 95%, percentual de segurança de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter uma ideia da importância desta cobertura, no Tajiquistão, a cobertura tem sido de 87%, desde 2008, o que contribuiu para o ressurgimento de casos de Paralisia Infantil (Poliomielite). No Brasil, a primeira etapa da vacinação não atingiu, com facilidade, a meta necessária, o que obrigou a prorrogação do período de campanha em vários estados.

VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL EM MANHUAÇU

DE 09 A 13 DE AGOSTO. DEVEM SER VACINADAS CRIANÇAS DE zero A MENORES DE cinco ANOS

-Segunda, 09: Diniz e São Geraldo, na ESF Dom Corrêa, às 08h00min.
-Quarta, 11: Soledade (salão da igreja), de 08h00min às 09h30min, na ESF Sacramento. Córrego dos Hott, às 08h00min, na ESF Ponte do Silva. No Barreiro (bar do Alaor) e Bálsamo, na ESF Engenho da Serra, de 08h00min às 11h00min.
-Quinta-feira, 12: Raposo (salão da Igreja Católica), de 09h00min às 10h00min. Serra do Ouro (salão da Igreja), de 12h30min às 13h30min, Vila de Fátima (salão da Igreja), de 14h00min às 15h30min, na ESF Sacramento. Córrego da Sinceridade, na área do ESF Bairro Santana, às 13h00min.
-Sexta-feira, 13: Barra de Monte Alverne, na ESF Matinha, às 08h00min.

Todos os dias nas unidades da ESF (Antigo PSF) da cidade e zona rural. Não se esquecer de levar o cartão de vacina da criança.

Mais informações: Vigilância em Saúde de Manhuaçu – (33) 3332 3580

Com informações do Portal Caparaó

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010