sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vereadores de Manhuaçu visitam Instituto Federal em Juiz de Fora

Vereadores apresentaram um
balanço da viagem a Juiz de Fora

(Foto: E. C. Sette / TEMPO+)
Manhuaçu - Comitiva formada pelo presidente da Câmara Municipal de Manhuaçu, Maurício Júnior (PTC) e pelos vereadores Gilson César (PSDC), Jorge do Ibéria (PRB), Jânio Garcia Mendes (PTB), Eli de Abreu (PP), Paulo Altino (PR), Hélio Ferreira (PMDB) e pelo ex-vereador Nelci Alves (Teté), foi recebida em audiência pela reitoria do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG) nesta terça-feira (15) na cidade de Juiz de Fora. Pela instituição de ensino estiveram presentes o reitor Paulo Rogério Araújo Guimarães e também o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Etienne Beirão Friedrich.

Os motivos para esta reunião, de acordo com Maurício Júnior foi de buscar informações sobre a instalação do Instituto Federal de Manhuaçu (IF/Manhuaçu) que será construído no distrito de Realeza. O presidente informou que esta reunião foi agendada para que a instituição de ensino pudesse se pronunciar sobre matéria publicada na mídia de Manhuaçu no início de outubro, que destacava o início das obras já para o próximo mês de novembro e também a notícia de que esta obra seria erguida no terreno onde funcionou o almoxarifado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), naquele distrito e não mais no terreno doado pela Prefeitura Municipal de Manhuaçu, também em Realeza.

O presidente Maurício Júnior, juntamente com os vereadores Jânio Garcia Mendes, Gilson César e Jorge do Ibéria apresentaram um balanço da reunião de Juiz de Fora.

“Fomos buscar informações mais pontuais a respeito das obras do IFET, porque da forma que foi conduzido nos governos anteriores e também de modo unilateral também conduzida por este governo, deu margem a muitas especulações. Além de um grande desgaste ao sermos forçados a votar a aprovação do terreno para o IF/Manhuaçu com a faca no pescoço. Ou aprovávamos a doação ou perderíamos o instituto”, informou Maurício Júnior. Ele também justificou a viagem para apurar a informação da alteração da área onde será construído o instituto: “Ficamos sabendo que será feita a sua instalação no terreno do DNIT em Realeza. Diante disso, posicionei com alguns vereadores e todos entenderam que deveríamos sim ter informações mais concretas a este respeito”, disse o presidente.

Maurício Júnior contou que em Juiz de Fora eles obtiveram a confirmação de que realmente a sede do IF/Manhuaçu será neste terreno do DNIT. Eles foram informados pela reitoria da instituição de que já está prevista a deflagração do processo licitatório para reforma e ampliação daquele imóvel a partir de novembro. O reitor informou também que assim que confirmada a licitação, eles virão a Manhuaçu para uma audiência pública onde prestarão as informações, darão as justificativas e explicações necessárias, com um debate amplo junto à sociedade com o objetivo de verificar quais são os cursos que existem demandas aqui na região. Os vereadores receberam também a informação de que já estaria previsto no orçamento da União a quantia de R$ 4,5 milhões para a construção desta sede.

“Depois que eles concluírem esta licitação eles irão marcar a audiência pública para conhecer a demanda de nossa região. Após esta audiência, eles irão estudar quais os cursos que o Instituto Federal irá aplicar aqui. Por aqui ser a terra do café eu acredito que os primeiros cursos serão na área da agricultura”, informou o vereador por Vilanova, Jorge do Ibéria.

Em destaque vereadores de Manhuaçu
e diretoria do IFSudesteMG

(Foto: Divulgação)
O presidente da Câmara se mostrou cético a respeito da disponibilização da verba através de previsão orçamentária, por ser 2014 o ano da Copa do Mundo e o fato da infraestrutura para o torneio estar atrasada, com o Governo Federal devendo gastar somas vultosas para conclusão das obras. Por outro lado, ele sabe que existe nisso uma motivação política e por ser também um ano eleitoral, é possível que se mantenha esta previsão.

O terreno doado pela Prefeitura de Manhuaçu será utilizado no futuro, porém, ele se torna inviável para o momento. De acordo com o que foi passado aos vereadores, os trabalhos de sondagem apontaram que em alguns locais o solo firme foi encontrado a 15 metros de profundidade. Os gastos necessários para a execução da obra naquele local tornaria o projeto bastante oneroso. E com a aquisição do terreno do DNIT e a perspectiva de reforma de um prédio existente no local e construção de outros prédios, além dos custos reduzidos há também a questão menor de tempo para a sua conclusão, podendo manter a previsão de início dos cursos para o segundo semestre de 2014.

“A reitoria entendeu que no terreno original, dificilmente poderia se manter a previsão do IF/Manhuaçu funcionar no próximo ano. Eles nos informaram que somente após o entendimento da transferência do terreno do DNIT para a instituição foi possível se manter este prazo”, explicou o vereador por Realeza, Jânio Garcia Mendes.

“No terreno doado pela prefeitura serão construídos vários platôs de acordo com a demanda da instituição através de seu crescimento. A princípio eles irão reformar o prédio existente no terreno que era do DNIT e segundo nos foi informado eles já têm disponibilizado R$ 1 milhão para esta reforma. A previsão desta licitação é agora para novembro, deixando claro que a Câmara estará novamente entrando em contato com a reitoria do IFSudesteMG para já estar agendando esta audiência pública”, destacou o vereador pelo distrito de Vilanova Gilson César.

No local onde será instalado o IF/Manhuaçu existe hoje a sede da 272ªCia da Polícia Militar e o 1º Pelotão de Realeza. Porém, os vereadores foram informados pela reitoria que este espaço utilizado pela PM será mantido, até mesmo por uma questão de segurança, principalmente para os cursos que serão ministrados no período noturno.

Os vereadores destacaram o empenho da reitoria do IFSudesteMG em manter o projeto do IF/Manhuaçu. Todos os procedimentos necessários para a transferência do terreno do DNIT para a instituição partiu da negociação iniciada e mantida por eles junto ao Governo Federal.

Local já está sendo preparado para início das obras (E). Prédio será reformado para abrigar reitoria do IF-Manhuaçu. Galpão à direita será demolido
(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

Com informações TEMPO+ (tempomais.com)

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010