Os dois principais candidatos ao governo de Minas fazem corpo a corpo em Manhuaçu nesta semana
![]() |
Os candidatos ao governo de Minas e seus respectivos padrinhos políticos (Foto-montagem: Divulgação) |
A cidade de Manhuaçu recebe nesta semana os dois principais candidatos ao governo do Estado, Hélio Costa e Antônio Anastasia, respectivamente nos dias 06 e 08 de setembro. A vinda dos dois candidatos em uma agenda tão próxima reforça a importância política de toda a nossa região.
Hélio Costa
Acompanhado de sua comitiva, ele chega ao Estádio Municipal Juscelino Kubistcheck e se reúne com professores da rede estadual de ensino.
De acordo com a assessoria do candidato, Hélio Costa fará caminhada por toda a região central da cidade acompanhado dos candidatos a deputado da coligação e lideranças locais e regionais.
Com 80 mil habitantes, Manhuaçu é uma das cidades mineiras beneficiadas com recursos dos programas sociais do governo Lula. Na educação, escolas da região foram beneficiadas pelo programa “Banda Larga nas Escolas”. O programa é uma parceria dos ministérios das Comunicações e da Educação, Anatel e operadoras de telefonia. Entre os programas, além do Bolsa Família, foram implantados benefícios como o Pro Uni com bolsas para estudantes, o Pro Jovem Adolescente e programas importantes como o Luz para Todos. A cidade ainda recebe recursos destinados à infraestrutura por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para tratamento do esgoto. Além disso, Hélio Costa vai reforçar sua visita com base nas obras de infraestrutura viabilizadas pelo Governo Federal em vários municípios da região.
Encontro com os professores
Hélio Costa e o candidato à vice Patrus Ananias têm mantido diálogo em todas as cidades que visita com os professores e o Sind-UTE?MG (Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais). Ele já recebeu um documento com as principais propostas e reivindicações da categoria.
O universo da educação em Minas envolve mais de 60% de servidores públicos estaduais, distribuídos em quase quatro mil escolas, no campo e nas cidades, nos 853 municípios mineiros.
Antônio Anastasia
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado pela coligação “Somos Minas Gerais” devem visitar na tarde de quarta-feira (08) a cidade de Manhuaçu. A agenda foi divulgada na sexta-feira e prevê que os candidatos seguirão do aeroporto em Santo Amaro de Minas até o centro da cidade e farão uma caminhada no calçadão e corpo a corpo com eleitores.
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, anunciou há uma semana que, reeleito, criará o Fundo Estadual do Café em Minas Gerais. O projeto, que será abordado também em Manhuaçu, contribuirá para garantir a renda dos cafeicultores, evitando as perdas provocadas pelo excesso de oferta e queda de preço do produto. Minas Gerais é o maior produtor e exportador de café do Brasil. A safra estadual este ano está estimada em 23 milhões de sacas, metade da produção nacional.
“Já temos uma política muito positiva de cooperação, de assistência técnica, de produtividade e excelência do café em Minas. Vamos criar um Projeto Estruturador, vinculado ao Governador do Estado, e o Fundo Estadual do Café, com recursos do Tesouro de Minas, exatamente com este objetivo de, junto com as lideranças da cafeicultura, identificarmos onde estão as prioridades para alocarmos esses recursos. Ora para seguro, ora para garantia, e para diminuir a questão das margens”, explicou o governador.
Em Minas, a cafeicultura gera 1,2 milhão de empregos diretos. As exportações de café de Minas, nos primeiros sete meses deste ano, cresceram 21,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O valor das exportações foi de US$ 1,8 bilhão, o que representa quase a metade de todas as vendas do agronegócio mineiro.
A visita de Anastasia valorizará os investimentos realizados pelo Governo do Estado com obras de pavimentação de várias estradas na região e investimentos em obras na área de Saúde, como o Centro Viva Vida e o Pronto Atendimento Municipal – que serão inaugurados em breve – e obras de infraestrutura como calçamentos, construções de muros, quadras e pontes que somam três milhões de reais, liberados em junho.
Com informações de Carlos Henrique Cruz do Portal Caparaó
Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com