Escola de Realeza recebe inscrição de chapa para eleição de diretor
Momento em que o candidato Júlio Caetano e seus vices realizam a inscrição com Vicente Resende, presidente da Comissão Organizadora (Foto: Divulgação) |
Desde que foram abertas na última segunda-feira (02) as inscrições dos candidatos interessados em compor chapas no processo de indicação de diretor e vice-diretor de escolas estaduais em Minas Gerais, as secretarias das instituições passam por grande movimentação. Os professores candidatos, que normalmente já estavam com suas chapas prontas dias antes do período de inscrições, aproveitam esta semana para homologarem suas candidaturas e se prepararem para apresentar nas escolas suas propostas para conquistar o voto dos eleitores. Em muitas escolas o processo será tranquilo com apresentação de chapa única na disputa. Porém, a grande maioria das instituições de ensino terão disputas de duas ou mais chapas, permitindo assim o exercício de cidadania e democracia oferecido pelo governo estadual, que permitiu que a escolha dos dirigentes destas instituições deixasse de ser por processo de indicação política, para ser respeitado o desejo da maioria através de eleição direta.
No Distrito de Realeza, a Escola Estadual Dr. Eloy Werner já recebeu a inscrição de uma chapa, encabeçada pelo professor Júlio Caetano Dias, que concorre para outro mandato. Ele que já foi diretor na mesma instituição, tendo deixado o cargo para concorrer como vereador nas últimas eleições municipais, retorna com a pretensão de concluir projetos iniciados na outra gestão, com a proposta de oferecer à escola sua experiência adquirida quando foi diretor. “Estamos concorrendo pela terceira vez para a direção da escola de Realeza e a meta principal é a melhoria pedagógica. Pretendemos construir uma nova cozinha e refeitório que possa atender com excelência às normas da vigilância sanitárias e também realizar o sonho que é também um sonho de todos os diretores que passaram pela Eloy Werner, que é a construção de uma quadra poliesportiva coberta para uso da escola e da comunidade. Para isso contamos com um terreno com escritura registrada, adquirido em minha gestão como diretor, com chances reais de podermos construir esta quadra já no segundo semestre deste ano”. Disse o candidato.
Escola Estadual Dr. Eloy Werner em Realeza (Foto: Arquivo / E.C.Sette / PR) |
Além da construção da quadra, Júlio Caetano ressalta a necessidade de promover melhorias na estrutura física da escola. Para ele, a instituição necessita se adequar para atender em melhores condições os alunos ali matriculados. “Pretendemos construir uma nova área para abrigar a administração da escola, ou seja, dar condições à secretaria de atender melhor não apenas os alunos como toda a comunidade. O objetivo com esta proposta é, além de oferecer maior comodidade às pessoas que precisam resolver alguma coisa junto à administração, também zelar pela segurança dos alunos, pois pretendemos construir esta área próxima à entrada da instituição, de modo a não haver necessidade de que as pessoas que procuram a escola durante o período de aulas, tenham acesso onde se encontram as salas dos alunos. Essa ideia surgiu principalmente após a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro”. Concluiu.
A chapa apresentada por Júlio Caetano é composta também por Maria Aparecida Santos (Puru), Claudiane Rocha Roque e Elis Adriano da Silva para os cargos de vice-diretores. A Escola estadual Dr. Eloy Werner possui dois endereços anexos. Um na Escola Municipal Vilanova, localizada no Distrito de Vilanova e o outro na Escola Municipal Rita Clara Sette, no Distrito de Santo Amaro de Minas.
Para participar do processo, o candidato deve preencher o requerimento de inscrição disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e entregá-lo à Comissão Organizadora até esta sexta-feira (06), no horário de funcionamento da escola.
O requerimento deve estar acompanhado dos documentos que comprovam os requisitos mencionados no artigo 7º da Resolução SEE N.º 1812/2011. Um dos requisitos é ter sido aprovado no exame de Certificação Ocupacional de Dirigente Escolar realizado pela SEE em 2007 ou 2010. Ao inscrever sua chapa, o candidato deve receber da Comissão Organizadora um comprovante de recebimento da inscrição.
Estão aptos a votar na eleição, além dos funcionários da própria instituição de ensino, os pais de alunos com idade até 14 anos e os alunos com idade acima de 14 anos e/ou que estejam matriculados no ensino médio.
O Portal Realeza oferece espaço aberto para que outras chapas de instituições de ensino de toda a região possam divulgar suas candidaturas aqui. Entre em contato no endereço eletrônico abaixo.
Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com