domingo, 7 de agosto de 2011

Granito desloca de carreta na BR 262

(Foto: E.C.Sette / PR)
No final da manhã desta sexta-feira (05) um granito de aproximadamente 25 toneladas se deslocou na carroceria do caminhão que o transportava, quase provocando um grave acidente no km 43 da rodovia BR 262, próximo à entrada de acesso a Cachoeira Sette, entre Manhuaçu e Realeza.
Segundo as informações passadas por Alexander, 64 anos, condutor do caminhão Volvo FH 12380 placa GVI-9876 de Nova Venécia/ES, ao entrar na curva foi forçado a dar um golpe de direção para evitar uma colisão frontal com um veículo que fazia uma ultrapassagem e seguia em sua pista em sentido contrário. Com a manobra o granito se deslocou para a lateral esquerda da carreta, quase caindo no meio da rodovia. A perícia do condutor impediu não apenas a queda da pedra, que poderia atingir outros carros que passavam no momento, como também conseguiu evitar que a carreta tombasse.
Alexander seguia de São Pedro dos Ferros/MG com destino a Cariacica/ES. Ele conseguiu estacionar seu caminhão, mas a pedra ficou forçando a carroceria e ameaçando cair no asfalto. Os agentes Kildare Sant’anna e Tadeu Lima, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Realeza, efetuaram a sinalização da pista, colocando cones para impedir que os veículos passassem muito próximos ao caminhão.
“Dois fatores contribuíram para se evitar um acidente de proporções maiores: a perícia do motorista e o fato da pedra estar fixada de acordo com o que indica as normas para este tipo de transporte, evitando que ela se desprendesse totalmente do caminhão”. Disse o policial Kildare.
A empresa que extraiu e comercializou o granito enviou uma pá carregadeira Caterpillar 966F, que chegou ao local no início da noite, para acerta-la na carroceria e permitir que a carreta pudesse chegar até Manhuaçu. Ficou decidido que o serviço seria realizado ao amanhecer do outro dia. Mas mesmo com a carroceria escorada com pedaços de madeira, por volta das 20h30 a pedra começou a se deslocar novamente, ameaçando tombar a carreta e cair no meio da pista de rolagem. Visando a segurança do trânsito, o agente Kildare, que acompanhava os procedimentos, concluiu que o serviço deveria ser realizado ainda durante a noite. Às 21h50 foi feita a paralização da rodovia nos dois sentidos para que a máquina pudesse trabalhar com segurança, com o serviço de centralização da pedra durando apenas 12 minutos. A rodovia foi liberada e a carreta seguiu para Manhuaçu.
A pista foi sinalizada com cones para evitar que os veículos passassem muito próximos ao caminhão
(Fotos: E.C.Sette / PR)
As escoras não estavam sendo capazes de suportar o peso do granito, que ameaçava tombar a carreta
(Fotos: E.C.Sette / PR)
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