sábado, 15 de outubro de 2011

Mais quatro radares começam a funcionar em rodovias estaduais da região do Caparaó


(Foto: Divulgação / Bernadete Amado)

Quatro novos radares começam a funcionar em rodovias estaduais da região do Caparaó a partir da próxima segunda-feira (17). Os novos equipamentos foram instalados nas cidades de Lajinha, Manhuaçu e Manhumirim. Outros 31 aparelhos também passam a funcionar nesta segunda em outras regiões do Estado, totalizando 157 novos radares instalados em rodovias gerenciadas pelo departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG).
Dois dos aparelhos foram instalados na MGC-108, nos quilômetros 215 e 216, entre o acesso a Prata e a cidade de Lajinha. A velocidade máxima permitida no trecho será de 60 km/h.
Outros dois equipamentos foram instalados na MGC-111: um no km 77, entre Roça Grande e Manhuaçu, e outro no km 98, entre Alto Jequitibá e Manhumirim. A velocidade máxima nos trechos também será de 60km/h.

 Proseg

A implantação dos novos radares é uma das ações previstas no Programa Estruturador de Aumento da Capacidade de Segurança dos Corredores de Transporte (Proseg) da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), cujo objetivo é aumentar a segurança nas rodovias estaduais, reduzir os custos de transporte e ampliar o acesso a mercados da produção mineira, através de uma malha viária suficiente, adequada e segura.
Para que estes objetivos sejam alcançados, uma série de ações são implementadas, como a identificação e tratamento de segmentos críticos, implantação de 72 praças de pesagem com balanças para o controle do excesso de peso nas cargas transportadas, educação para o trânsito, com a capacitação de 712 professores da rede de ensino fundamental e médio para a educação em trânsito, fiscalização do transporte de passageiros e a instalação e operação de 196 radares até o final deste ano.
Os radares só são instalados pelo DER/MG após elaboração de estudo técnico e implantação de projeto específico de sinalização e, somente depois de concluída esta etapa, é que os equipamentos entram em operação; mas para que isto aconteça, é necessário, também, que haja a aferição do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG), órgão credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), e em conformidade com as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Com informações de Rafael Gomes / Agência Minas

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