BR 262: DNIT pode autorizar rotatórias em Manhuaçu
O engenheiro Márcio Gusmão, responsável pela Unidade do
Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) de Rio Casca, esteve
em Manhuaçu na manhã desta sexta-feira (11). Ele se encontrou com o Prefeito
Adejair Barros, o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar Tenente-coronel
Luiz Carlos Rhodes, o presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow, o
Secretário de Obras José Carlos dos Reis, o subcomandante Major Sérvio Túlio
Salazar e o comandante da 72ª Companhia Capitão Adenilson.
A visita do supervisor do DNIT teve como objetivo analisar a
mudança do traçado dos três trevos localizados no perímetro urbano de Manhuaçu.
Márcio Gusmão, acompanhado de um encarregado da construtora FerFranco,
percorreu o trecho urbano da BR-262 e discutiu alternativas para a questão do
fluxo de veículos e a segurança dos pedestres.
TREVOS
A questão dos trevos está sem solução desde o início do ano,
quando foi feita uma primeira visita. Nesta semana, o Prefeito Adejair Barros,
o deputado estadual Sebastião Costa, o chefe de gabinete da Emater-MG Onésimo
Aguiar, o presidente da Câmara Renato Cezar e o comandante do 11º BPM,
Tenente-coronel Rhodes estiveram em Belo Horizonte e se reuniram com o
Superintendente do DNIT em Minas Gerais Sebastião Donizete.
O encontro foi justamente para tratar da demora do DNIT com
relação ao pedido por conta dos trevos. O projeto solicitado é de transformar
os três trevos em rotatórias, eliminando a passagem de veículos pelo meio da
rodovia. “O modelo foi adotado com sucesso em João Monlevade e em Guarapari.
Acreditamos que é possível fazer o mesmo em Manhuaçu e defendemos uma solução
mais rápida do DNIT”, afirma Renato Cezar.
O prefeito Adejair Barros considerou a reunião mais
produtiva. “Dessa vez notamos uma boa vontade maior com a nossa reivindicação.
Coloquei a Prefeitura de Manhuaçu à disposição até para ajudar na execução, se
esse for o empecilho”, afirmou.
Vistoria
Durante a manhã desta sexta-feira, como sequência da reunião
em Belo Horizonte, o engenheiro Márcio Gusmão veio a Manhuaçu para explicar os
projetos que podem ser executados.
Em dois trevos, na Zebu e na Retífica Santa Branca,
policiais militares chegaram a fechar a circulação de veículos pela pista
central para testar a eficiência do modelo. A ideia da rotatória se mostrou viável
e só depende da autorização do DNIT. Existe uma questão de recursos que
precisam ser alocados para a obra, mas ainda assim se vislumbrou uma
possibilidade de uma parceria entre a Prefeitura e o DNIT.
Já no trevo da Capitão Rafael, o engenheiro Márcio Gusmão
explicou que vai ser feito o projeto, mas o espaço é menor e isso pode
inviabilizar a ideia de uma rotatória.
O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar,
Tenente-coronel Rhodes ainda aproveitou para mostrar a necessidade de outras
medidas que podem ajudar na melhoria do fluxo de veículos na rodovia, facilitar
acesso a bairros e aumentar a segurança. As indicações também foram
encaminhadas e poderão constar na autorização do DNIT.
Novos radares
Márcio Gusmão ainda explicou que agora estão sendo instalados
novos radares em toda a BR-262, conforme a licitação realizada pelo DNIT. Os
equipamentos chegam com três anos de atraso para substituir os antigos.
Já começaram a ser instalados novos radares com registro
fotográfico nos trevos da Zebu e da Retífica e próximo às concessionárias no
bairro Bom Jardim. Em alguns locais, serão mantidos os quebra-molas. “Nos
trechos com quebra-molas já colocamos as placas sinalizando e até orientando
sobre a velocidade máxima de 30 km/h, enquanto nos radares é limitada a 50
km/h”, explicou Gusmão. Ele explicou que os radares serão deslocados depois da
mudança nos trevos.
Além dos três em Manhuaçu, Márcio Gusmão reforçou que os
radares serão instalados novamente em Realeza, Reduto e Santo Amaro de Minas,
além de dois em Abre Campo.
Com informações e imagens de Carlos Henrique Cruz – Portal Caparaó