quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Governo quer privatizar e duplicar BR 262 entre Minas e Espírito Santo


Junto à proposta de privatização da rodovia BR 262, os
governos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo
pretendem também a sua duplicação
(Foto: E.C.Sette / Arquivo PR)
A BR 262 poderá ser incluída no novo programa de concessão de rodovias do governo federal. Neste ano, o Ministério dos Transportes (MT) vai estudar as condições de duas rodovias federais e a 262 é uma delas. A elaboração e conclusão dos estudos demandará um período de dois a três anos.
A informação é do diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que esteve ontem em Vitória. Ele reuniu-se com o governador Renato Casagrande para apresentar a ideia de concessão da 262 e também tratar do projeto da inserção do Espírito Santo à malha ferroviária do país.
O governador considerou positiva a inclusão da BR no programa de concessão, mas frisou que hoje a prioridade é a duplicação do trecho de 18 km, que vai de Viana a Victor Hugo, em Domingos Martins.
A informação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) repassada ao governador é de que a licitação para essa obra deverá ser feita em maio, assim que for concluído o processo de licenciamento ambiental.
O trecho da 262 até a divisa com Minas Gerais tem 195,5 km de extensão. A proposta é que a concessão englobe todo o trecho que vai do Espírito Santo até Belo Horizonte, totalizando pouco mais de 400 km. O trecho da capital mineira até Brasília está sendo duplicado e "é importante que o Espírito Santo seja integrado a outras rodovias duplicadas", ressaltou o governador.
A proposta de concessão da BR 262, explicou Figueiredo, não vai interferir nas obras de duplicação do trecho em questão, mesmo porque os estudos iniciais e o processo de modelagem não estarão concluídos antes de três anos. A duplicação "é uma ação emergencial".
O novo programa de concessão de rodovias que o ministério está montando será um pacote de cerca de 10 mil km de estradas. Na primeira fase desse pacote, serão estudadas duas rodovias e uma delas é a BR 262, que já está selecionada para avaliação.
A 262, segundo o diretor da ANTT, é uma candidata à concessão porque tem um grande volume de tráfego (os caminhões representam 30% do fluxo), tem alto índice de acidentes, requer investimento pesado e apresenta longos trechos que precisam ser duplicados.
A iniciativa da inclusão da 262 no programa de concessões partiu do MT, mas tem o apoio do governo estadual e também do movimento empresarial Espírito Santo em Ação. Figueiredo lembrou que a rodovia 116, que liga o Rio de Janeiro à Bahia, será toda duplicada e também a 381, que faz a ligação de Governador Valadares e Belo Horizonte (Minas).
Casagrande já conversou com o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, a respeito da importância de duplicação de todo o trecho da 262, que faz a ligação dos dois Estados. "Será importante que tenhamos toda essa rodovia duplicada", enfatizou o governador.
A BR 262 começa no Espírito Santo. O km 0 é a segunda ponte de Vitória.

Com informações de Rita Bridi – Gazeta online

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