Governo quer privatizar e duplicar BR 262 entre Minas e Espírito Santo
Junto à proposta de privatização da rodovia BR 262, os governos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo pretendem também a sua duplicação (Foto: E.C.Sette / Arquivo PR) |
A informação é do diretor-geral da Agência Nacional dos
Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que esteve ontem em
Vitória. Ele reuniu-se com o governador Renato Casagrande para apresentar a
ideia de concessão da 262 e também tratar do projeto da inserção do Espírito
Santo à malha ferroviária do país.
O governador considerou positiva a inclusão da BR no
programa de concessão, mas frisou que hoje a prioridade é a duplicação do
trecho de 18 km, que vai de Viana a Victor Hugo, em Domingos Martins.
A informação do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) repassada ao governador é de que a licitação para essa obra
deverá ser feita em maio, assim que for concluído o processo de licenciamento
ambiental.
O trecho da 262 até a divisa com Minas Gerais tem 195,5 km
de extensão. A proposta é que a concessão englobe todo o trecho que vai do
Espírito Santo até Belo Horizonte, totalizando pouco mais de 400 km. O trecho
da capital mineira até Brasília está sendo duplicado e "é importante que o
Espírito Santo seja integrado a outras rodovias duplicadas", ressaltou o
governador.
A proposta de concessão da BR 262, explicou Figueiredo, não
vai interferir nas obras de duplicação do trecho em questão, mesmo porque os
estudos iniciais e o processo de modelagem não estarão concluídos antes de três
anos. A duplicação "é uma ação emergencial".
O novo programa de concessão de rodovias que o ministério
está montando será um pacote de cerca de 10 mil km de estradas. Na primeira
fase desse pacote, serão estudadas duas rodovias e uma delas é a BR 262, que já
está selecionada para avaliação.
A 262, segundo o diretor da ANTT, é uma candidata à
concessão porque tem um grande volume de tráfego (os caminhões representam 30%
do fluxo), tem alto índice de acidentes, requer investimento pesado e apresenta
longos trechos que precisam ser duplicados.
A iniciativa da inclusão da 262 no programa de concessões
partiu do MT, mas tem o apoio do governo estadual e também do movimento
empresarial Espírito Santo em Ação. Figueiredo lembrou que a rodovia 116, que
liga o Rio de Janeiro à Bahia, será toda duplicada e também a 381, que faz a
ligação de Governador Valadares e Belo Horizonte (Minas).
Casagrande já conversou com o governador de Minas Gerais,
Antônio Anastasia, a respeito da importância de duplicação de todo o trecho da
262, que faz a ligação dos dois Estados. "Será importante que tenhamos
toda essa rodovia duplicada", enfatizou o governador.
A BR 262 começa no Espírito Santo. O km 0 é a segunda ponte
de Vitória.
Com informações de Rita Bridi – Gazeta online