domingo, 4 de março de 2012

Prefeito de Manhuaçu reúne-se com contadores para falar sobre nota fiscal eletrônica e VAF


Segundo o Presidente da Ascon, desde 2002 os contadores
não tinha oportunidade de conversar pessolamente
com o Prefeito
(Foto: Divulgação / Geílson Dângelo)

O Prefeito de Manhuaçu, Renato Cezar Von Randow “Renato da Banca” reuniu-se com diversos contadores e funcionários de contabilidades, na manhã desta sexta-feira, 02, no paço municipal a fim de tratar de assuntos relacionados à classe e também quanto às questões envolvendo emissão da nota fiscal eletrônica e VAF (Valor Adicionado Fiscal).
A reunião foi conduzida pelo Presidente da Ascon (Associação dos Contabilistas do Leste Mineiro) e Conselheiro do CRCMG, Daniel Gerhard Batista; acompanhado do Secretário Municipal de Fazenda, Cristovam Rocha, do Delegado do CRCMG, Pedro Pena e Luiz Amorim.
Daniel abriu a reunião parabenizando a iniciativa da prefeitura em promover o encontro e também agradeceu a presença de todos os contabilistas. Ele também falou sobre a importância da reunião. “O principal objetivo é aproximar os contadores ao município, pois o contador é um despachante para o órgão público. Então queremos nos aproximar para resolver os gargalos que estão acontecendo”, disse.
Prefeito de Manhuaçu, Renato da Banca, acompanhado do
Presidente da Ascon, Daniel Gehard, falou sobre os
problemas, apresentou soluções e avanços
(Foto: Divulgação / Geílson Dângelo)
Sobre os problemas envolvendo Nota Fiscal Eletrônica e VAF, Daniel salientou: “Foi nos informado que a NF-e tinha um programa e como já tinha sido aditivado várias vezes, foi feita uma nova licitação, quando outra empresa ganhou e parece que essa empresa não cumpriu o prazo. Então é uma coisa interna que a gente ficou sabendo hoje que realmente acontece no dia-a-dia da prefeitura. Vamos aguardar pra ver o que será resolvido. Sobre o VAF, o município pediu aos contadores que tivessem um pouco mais de cuidado porque hoje a gente tem uma omissão de VAF muito alta, prejudicando a arrecadação do município”, esclareceu.
O Presidente da Ascon também enfatizou a conversa pessoal. “Desde 2002 a gente não tinha oportunidade de conversar pessoalmente com o prefeito. Foi uma oportunidade ímpar”, declarou.
Em seguida, o Prefeito Renato da Banca também agradeceu a presença de todos e elogiou a mobilização. Ele também pediu a compreensão de todos sobre os problemas que aconteceram envolvendo a emissão da NF-e e informou que profissionais estão atuando na área para que tudo possa ser resolvido o mais rápido possível e abordou questões do VAF/DAMEF.
Cerca de 40 contadores e funcionários de contabilidade
participaram do encontro
(Foto: Divulgação / Geílson Dângelo)
“Estou muito feliz com este encontro. Tive a oportunidade de apresentar as falhas e citar as soluções principalmente quando se trata da emissão da nota fiscal eletrônica. Também pontuamos vários assuntos com relação à arrecadação da Fazenda e pedidos para abertura de empresas. Vamos fazer mais reuniões como esta para podermos conseguir prestar bom serviço aos contribuintes”, relatou Renato.
O prefeito ainda destacou os avanços. “O primeiro passo em março é a implantação do software para integrar toda a rede municipal e vamos com isso divulgar o portal da transparência. Outra maior novidade será que o contador poderá tirar a certidão negativa em cada escritório”, apresentou as novidades.
O Secretário de Fazenda, Cristovam Rocha, explicou com está sendo a atuação da secretaria a partir deste momento.
Ao final, alguns contadores fizeram perguntas e questionamentos ao Secretario de Fazenda e ao Presidente da Ascon que sanaram as dúvidas.

Assessoria de Imprensa

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010