Lideranças discutem construção de ferrovia para a região
Um público seleto prestigiou o evento (Foto: Senisi Rocha) |
Em um encontro, promovido no auditório da APCE – Associação
Presbiteriana Cultural e Educacional, em Alto Jequitibá, na manhã da última
segunda-feira, 26, lideranças políticas e de outros seguimentos discutiram a
viabilidade da construção de uma ferrovia que possa interligar nossa região ao
sistema portuário existente e projetado no Espirito Santo. A mobilização para a
reunião foi motivada pelo engenheiro agrônomo Ruy Gripp com o apoio de
autoridades de vários municípios.
No início das atividades, a mesa de autoridades foi composta
pelo vereador Eliel Tavares, representando o Pode Legislativo local, André
Heringer Sathler, presidente do núcleo local do SMEA – Sociedade Mineira de
Engenheiros Agrônomos, Marcio Gerard, prefeito de Reduto e presidente da Amoc –
Associação dos Municípios da Vertente Ocidental do Caparaó, Humberto Falcão –
representante do SMEA/CREA, Ruy Gripp, vice-presidente do núcleo do SMEA,
Rodrigo Stehling, diretor executivo do CAM – Corredor Atlântico do MERCOSUL,
Jocymar Lyra e Eloisa Casagrande, assessores do CAM, Daniel Guimarães Sathler,
prefeito de Alto Jequitibá, e Ronaldo Lopes Correa, prefeito de Manhumirim, um
dos envolvidos na organização do evento.
Objetivos
Rodrigo Stehling
(Foto: Senisi Rocha)
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Após a mensagem introdutória feita por Ruy Gripp,
apresentando as principais razões da convocação, a palavra foi franqueada ao
Prefeito Daniel Sathler que deu boas vidas aos presentes e enalteceu o esforço
do idealizador do movimento em promover o desenvolvimento na região, com a
defesa de projetos grandiosos em benefício da coletividade.
O palestrante convidado Rodrigo Stehling, do Corredor
Atlântico do MERCOSUL, fez a exposição da sugestão da entidade para os
empreendimentos. O Corredor Atlântico do MERCOSUL visa à integração dos países
da América do Sul, por meio da promoção dos principais caminhos de circulação
de mercadorias, como portos e ferrovias.
Ele lembrou números de Minas Gerais que justificam os
investimentos propostos com os projetos da ferrovia e de portos, como a
dimensão territorial, o índice populacional e o PIB mineiros, considerados
maiores do que os de muitos países. Foram apresentados também dados que
demonstram os gargalos e as deficiências do Estado no transporte das grandes
cargas para fins de exportação. Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica
e Aplicada, R$30 bilhões são gastos pelo poder público com feridos e mortos em
acidentes ocorridos nas rodovias, em sua maioria, provocados por caminhões.
Além dos custos gerados com os acidentes, foram citados fatores negativos como
a poluição gerada pelos caminhões, os altos custos com este tipo de transporte
e a manutenção das estradas.
Mobilização
Engº Agrônomo Ruy Gripp (Foto: Senisi Rocha) |
Ruy Gripp convocou os líderes políticos a mobilizarem
deputados e senadores para a elaboração dos projetos necessários para os
empreendimentos a serem incluídos no PAC – Programa de Aceleração do
Crescimento, do Governo Federal.
A proposta da Estrada de Ferro Zona da Mata Mineira
conectaria a nossa região por uma ligação férrea entre as cidades de Cachoeiro
de Itapemirim, no Espírito Santo, Muriaé, Realeza até Ipatinga, em Minas
Gerais.
A sugestão é conectar a Zona da Mata e outras regiões do
estado de Minas Gerais aos projetos portuários do Espirito Santo, incluindo um
grande complexo industrial portuário projetado pelo Corredor Atlântico do MERCOSUL,
e coordenado por Rodrigo Stehling. A proposta é criar vários portos secos ou
centros industriais em diversas partes do Estado mineiro.
O Prefeito Marcio Gerard, falando em nome dos prefeitos da
região, solicitou a realização de uma audiência pública para discutir ainda
mais o assunto com a presença das autoridades que possam colaborar com a
iniciativa. Ele lamentou a falta de lideranças da região que representem nossos
interesses em Belo Horizonte e em Brasília.
Os prefeitos de Manhumirim e de Alto Jequitibá, Ronaldo
Lopes e Daniel Sathler, respectivamente, também manifestaram no final do
encontro, destacando a importância dos empreendimentos discutidos e a
necessidade de termos mais pessoas competentes na política para se dedicarem a
projetos relevantes para a sociedade.
Ficou definido que será criado um conselho para conduzir os
próximos passos do processo que pretende culminar na execução da ferrovia e do
“Porto de Minas”, ideias concebidas pelo Corredor Atlântico do MERCOSUL para
atender às demandas do Estado de Minas Gerais.
(Foto: Senisi Rocha) |
Com informações e imagens de Senisi Rocha