Obras para o Instituto Federal de Manhuaçu devem iniciar no próximo mês
Área de sete mil metros quadrados abrigará reitoria e demais prédios do IF-Manhuaçu (Foto: E. C. Sette / TEMPO+) |
Realeza - Em visita à cidade de Manhuaçu no último final de semana para participar de uma reunião com partidários, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) transmitiu a notícia de que o início das obras para instalação do Instituto Federal (IF/Manhuaçu) deverá acontecer já no início do mês de novembro deste ano.
Ele passou aos presentes que devido ao trabalho de terraplenagem do terreno doado pela Prefeitura Municipal de Manhuaçu no distrito de Realeza, as obras naquele local apenas poderiam ser iniciadas após o período das chuvas, a partir de março de 2014. E isso, segundo foi transmitido na reunião, atrasaria muito o início do funcionamento da instituição em nossa região.
E ainda de acordo com o que o deputado passou aos presentes, o terreno da antiga sede e almoxarifado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Realeza foi definido como sede da reitoria da instituição federal. Este local já estava sendo cogitado nos últimos meses e era considerada como certa a sua transferência, uma vez que o espaço pertence ao Governo Federal e se encontrava ocioso há vários anos.
“O deputado federal Reginaldo Lopes nos informou que as obras de reforma e ampliação no antigo DNIT irão começar no próximo mês e que para isso já existe uma soma de dinheiro disponibilizada ao Instituto Federal. Como podemos ver através de parceria com a Prefeitura de Manhuaçu, uma máquina já se encontra aqui no local realizando a limpeza da área. O objetivo é a reforma do prédio existente e construção de outros anexos, para que o IF/Manhuaçu se torne uma realidade para os alunos já em 2014”, disse o vereador pelo distrito de São Pedro do Avaí Francisco de Assis Dutra, o Chico do Juquinha (PT), durante visita na tarde de ontem no local onde será a reitoria da instituição em Realeza.
Em entrevista concedida no início do mês de setembro, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), Etienne Beirão Friedrich havia informado que durante as muitas ações para escolha do local onde funcionará o Campus Manhuaçu em caráter provisório, surgiu a possibilidade de ser utilizada a antiga sede e almoxarifado do DNIT em Realeza. Naquela oportunidade ele informou que o local necessitava de obras de reformas e adaptações, mas a área de sete mil metros quadrados atende perfeitamente às necessidades iniciais da instituição.
O IF/Manhuaçu irá restaurar o prédio existente no local, que segundo avaliação realizada pelo Corpo de Bombeiros de Manhuaçu se encontra em perfeitas condições. Alguns galpões serão demolidos para a construção de prédios para instalação de salas de aulas. A previsão é de que ainda no primeiro semestre de 2014 o espaço ofereça condições de funcionamento.
Vereador Chico do Juquinha (PT) em visita ao local onde será construído o Instituto Federal (E) Máquina realiza limpeza da área para início das obras (D) (Fotos (. C. Sette / TEMPO+) |
Com informações TEMPO+ (tempomais.com)