segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Empreendimento em Manhuaçu irá impulsionar desenvolvimento de toda a região

Prefeito Naílton Heringer, secretários municipais,
vereadores, representantes do Grupo Líder e
empresários do setor rural estiveram reunidos
em Realeza durante assinatura dos
contratos de incorporação

(Foto: Secr. de Comunicação / Pref. de Manhuaçu)
Realeza - Em reunião histórica acontecida em Realeza neste sábado (17), empresários do setor rural, Governo municipal, vereadores e representantes do Grupo Líder, empresa construtora e incorporadora de Belo Horizonte, firmaram parceria para criação de um dos maiores empreendimentos do interior do Estado de Minas Gerais.

Através de contrato de incorporação, foi lançado o projeto de criação de um grandioso empreendimento imobiliário que deverá ser instalado no distrito de Realeza, na região próxima ao aeroporto de Santo Amaro de Minas. O projeto prevê a construção de quatrocentos galpões comerciais para instalação de armazéns, depósitos e indústrias, a construção de condomínios residenciais, áreas comerciais e a instalação de um grande Shopping Center, similar ao que o Grupo Líder construiu na cidade de Governador Valadares, o GV-Shopping.

O Secretário de Planejamento de Manhuaçu Luiz Carlos Rhodes relatou que os passos que levaram ao fechamento do contrato de incorporação das propriedades localizadas no distrito de Realeza tiveram início no mês de março deste ano, quando uma empresa administradora de imóveis, juntamente com representantes do Grupo Líder estiveram com o prefeito Naílton Heringer em seu gabinete no Paço Municipal para apresentar a proposta de investimento para a região. Naquela oportunidade eles pediram o apoio do prefeito para que começassem os primeiros entendimentos com os proprietários da área pretendida para construção do projeto, além de garantias por parte do Governo para que os trâmites processuais para a elaboração de um empreendimento desta magnitude não sofresse atrasos por motivos de burocracia.

Rhodes contou que no dia 8 de maio esta equipe retornou à Manhuaçu para nova audiência com o prefeito municipal. “Nesta data a equipe já estava mais animada porque já haviam feito contatos com os potenciais vendedores dos imóveis localizados na região. Na reunião foi estabelecido um cronograma para que o empreendimento fosse realizado, que seria com o levantamento geográfico, a elaboração do masterplan, que é o uso planejado do terreno, a questão de busca de liberação ambiental e também as plantas de engenharia do projeto”, disse.

Há aproximadamente 15 dias, a Administração Municipal recebeu a informação por parte dos representantes do Grupo Líder que o negócio de aquisição da área para a construção do empreendimento foi adiante, sendo efetivado neste sábado em Realeza. A incorporadora adquiriu em torno de 600 hectares de área, ou seis milhões de metros quadrados entre as comunidades de Realeza e Santo Amaro de Minas. De acordo com os empreendedores, o projeto já recebeu o reforço para a sua realização de outros grandes grupos imobiliários do Estado, como as empresas Precon Engenharia e Antares Construtora e Incorporadora, que assumirão o empreendimento através de um grande consórcio.

O prefeito de Manhuaçu falou sobre a importância deste empreendimento para Manhuaçu, que juntamente com o Instituto Federal IFSudeste, alavancarão o desenvolvimento do município, que passará a ser destaque em âmbito estadual. Naílton destacou também a necessidade da visão empreendedora de sua gestão para que as construtoras mantivessem o interesse em dar prosseguimento ao projeto. Desde o primeiro encontro o seu governo procurou manter os contatos com as partes envolvidas para facilitar os entendimentos que resultaram no fechamento do contrato em Realeza.

“Os empresários fizeram questão de destacar durante todos os encontros realizados aqui em Manhuaçu, que apenas realizariam um empreendimento deste tamanho se o prefeito tivesse também uma visão empreendedora. Para isso a prefeitura entra como facilitadora do empreendimento. E para provar que haveria transparência durante todo o processo de elaboração do projeto, estiveram presentes também nestas reuniões os vereadores convidados por mim. É um projeto que deverá modificar o mapa de Manhuaçu e de toda a região, porque a ideia é fazer do município um grande centro logístico, aproveitando sua situação geográfica, próxima ao porto do Estado do Espirito Santo, próxima ao Vale do Aço e também da capital de nosso Estado. Somando-se a isso o fato de estarem próximo ao local do projeto o aeroporto de Santo Amaro de Minas e o entroncamento de duas importantes rodovias federais, as BR-116 e BR-262”, disse o prefeito.

Naílton lembrou também do grande impacto positivo que trará para a região este empreendimento com a qualificação de mão-de-obra, que será formada no próprio município com a instalação em Realeza do Instituto Federal IFSudeste Manhuaçu. “Para atender estes grandes empreendimentos nós precisaremos qualificar a mão-de-obra. E para isso nós já teremos o Instituto Federal com os seus cursos profissionalizantes”, ressaltou o prefeito.

Como um dos parceiros que disponibilizou a maior quantidade de área para execução do empreendimento, o casal Heron Werner e Nilma Pacini Werner falaram sobre a importância do projeto, destacando o desenvolvimento que ele promoverá para a região, que os motivou a negociar uma propriedade rural que pertence às famílias Werner e Pacini há quase um século.

“Este momento representa muito para a nossa família, porque é o início de uma nova etapa na construção e planejamento urbanístico de Manhuaçu. Realmente é uma obra grandiosa, que trará muito interesse, muita mão-de-obra e creio que tornará Manhuaçu ainda mais conhecida em toda a região e até mesmo no Brasil. Eu recebi com um misto de alegria e surpresa o convite para participar deste projeto. Eu sempre tive aquele local como uma fazenda que produzia café e leite, mas através da evolução dos contatos, fui convencido de que a nossa participação muito contribuiria com o desenvolvimento da região”, disse Heron Werner.

“Esta fazenda esteve em nossas mãos por mais de setenta anos e antes disso era da família do Heron, sendo adquirida pelo meu pai. Desde que nos casamos, cuidamos dela por 50 anos. É uma emoção muito grande passar a propriedade para este empreendimento”, destacou Nilma Pacini Werner.

A vinda de Carlos Carneiro Costa para este encontro demonstra a importância deste empreendimento para o Grupo Líder. O engenheiro civil é presidente da Construtora Líder já é conhecido em seu meio por estar sempre presente na efetivação dos negócios geridos por suas empresas. A construtora tem em seu portfólio mais de 250 empreendimentos, três milhões de metros quadrados construídos, 10 mil apartamentos, 2.500 unidades comerciais, cinco hotéis, quatro Shoppings Centers e um hospital com 70 mil m² (Life Center), sendo uma das construtoras mais atuantes em Belo Horizonte nos últimos anos. Ele falou sobre o empreendimento que será construído no município.

“Aqui é um entroncamento de vias, a BR-116 que é a maior rodovia do Brasil e a BR-262, que liga Minas ao litoral. Planejamos tudo que um entroncamento oferece, principalmente a logística. Aqui será um fornecedor de matéria para toda a região, tanto material de construção, de supermercados, de abastecimento, tudo irá convergir para cá. Eu antevejo isso como antevi quando decidi construir o segundo Shopping Center de Belo Horizonte. Todo mundo me falou que já existia o BH Shopping e para quê mais shopping? Eu disse que haveria muitos outros e construí o Minas Shopping, eu sabia que havia chegado a hora de sua construção. O desenvolvimento tem certa hora que chega e aqui chegou a hora”, enfatizou o empresário.

Questionado sobre a possibilidade da construção de um Shopping Center no local do empreendimento, o engenheiro foi categórico: “Tudo tem que entrar, em torno de galpões, em torno de residências, em torno de lotes, em torno de empreendimentos imobiliários, tudo vai acontecer aqui”, concluiu Carlos Carneiro Costa.

Heron Werner, sua esposa Nilma Pacini Werner e familiares, prefeito naílton Heringer e presidente do grupo Líder, Carlos Carneiro Costa, durante assinatura do contrato
(Fotos: Divulgação / Secretaria de Comunicação Prefeitura de Manhuaçu)


Com informações TEMPO+ (tempomais.com)

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010