segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pró-Reitor explica próximos procedimentos para instalação do Instituto Federal de Manhuaçu

Etienne Beirão Friedrich em visita recente a Manhuaçu
(Foto: E. C. Sette / Diário de Manhuaçu)
Manhuaçu - Etienne Beirão Friedrich, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), se posicionou sobre alguns questionamentos que lhe foram apresentados pela reportagem e explicou os procedimentos que acontecerão nos próximos meses para a efetivação do Campus Manhuaçu, que será o novo campus avançado daquela instituição de ensino. Ele passou detalhes sobre os processos licitatórios que estarão acontecendo até a conclusão das obras e sua inauguração, no espaço doado pela Administração Municipal e que está localizado no distrito de Realeza.

Etienne explicou que um investimento assim necessita não de apenas uma, mas várias ações interdependentes que demandam licitações diferentes de acordo com as etapas da construção e que a primeira delas, referente à sondagem do terreno já está sendo executada no local por empresa contratada pela instituição federal. Segundo o pró-Reitor, este processo de investigação do subsolo é condicionante para se projetar ou escolher o tipo de fundação apropriado para cada uma das edificações previstas nos projetos arquitetônicos e de urbanização. Em paralelo, o IFSudesteMG está executando os termos de referência que irão compor os demais processos licitatórios, como alocação do projeto e detalhamentos, projeto e execução da terraplanagem, cálculo de fundação, bem como a execução das obras.

No total, a obra requer projeto arquitetônico, estrutural, rede elétrica e de dados, água e esgoto entre outros (salas de aula, laboratórios convencionais, biblioteca, área administrativa, área esportiva, etc.); projeto arquitetônico e estrutural para laboratórios específicos (algumas modalidades de cursos exigem laboratórios com características diferenciadas); projeto urbanístico (alocação do projeto e detalhamentos); projeto de terraplanagem e por fim, a execução dos projetos (terraplanagem, edificações e urbanização).

O IFSudesteMG pretende utilizar o Campus Manhuaçu, como referência, com um projeto padrão desenvolvido para atender unidades acadêmicas da Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia.

Etienne destacou, porém, que a instituição federal possui algumas preocupações com a execução da obra, já que ainda não foram licitados os projetos urbanístico e consequentemente o de terraplanagem. A explicação é que com a aproximação do período de chuvas, a execução da terraplanagem poderá ser comprometida ampliando o prazo necessário para conclusão das obras.

Sede provisória

Os coordenadores do IFSudesteMG estiveram algumas vezes em Manhuaçu para apresentar detalhes da obra e visitaram a comunidade de Realeza para procurar um espaço que pudesse abrigar a instituição, para que pudesse funcionar em caráter provisório até a conclusão da obra do Campus Manhuaçu. O objetivo seria a possibilidade de o IFManhuaçu estar administrando cursos já a partir de 2014.

Em 12 de junho, eles estiveram reunidos com o diretor Júlio Caetano Dias nas dependências da Escola Estadual Dr. Eloy Werner, para estudarem uma parceria entre as duas instituições de ensino. Naquela reunião estiveram presentes o próprio Etienne Beirão Friedrich, também Rui Gonçalves, diretor de Extensão, Weyder Alves Finamore, diretor de Expansão Institucional, Eduardo Cotrim, secretário municipal de Agricultura e Mayra Gomes Cerqueira, assessora da Secretaria Municipal de Educação.

Etienne explicou à reportagem que naquela oportunidade o IFSudesteMG verificava que independentemente da cessão de algumas salas de aula pela escola, ainda precisaria buscar em suas proximidades um local para instalação provisória de uma sede administrativa. E para isso estão concluindo processo licitatório que permitirá obter uma avaliação oficial, como exigência legal, para locação de algum imóvel que atenda as necessidades da instituição federal.

Autoridades presentes durante avaliação
das dependências do DNIT

(Foto: Divulgação: Secr. de Comunic. de Manhuaçu)
DNIT de Realeza

O pró-Reitor informou que durante estas ações para escolha do local que funcionará o Campus Manhuaçu em caráter provisório, surgiu a possibilidade de ser utilizada a antiga sede e almoxarifado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Realeza. Segundo ele, o local necessita de obras de reformas e adaptações, mas a área de sete mil metros quadrados atende perfeitamente às necessidades iniciais da instituição.

Foi avaliada toda a estrutura que poderá, inicialmente, servir como reitoria e também para ministrar as aulas. O espaço possui seis salas amplas e oferecerá total comodidade após a reforma para iniciar as atividades. O imóvel está desocupado e de acordo com Etienne Beirão, já foi solicitada sua posse junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

No dia 19 deste mês, o Reitor do IFSudesteMG Paulo Rogério Araújo Guimarães, Etienne Beirão, Rui Gonçalves e Weyder visitaram novamente o distrito para avaliar a área do DNIT. Eles foram acompanhados pelo prefeito de Manhuaçu, Naílton Cotrim Heringer (PDT), pelos secretários municipais de Agricultura, Eduardo Heringer, de Educação, Gelvânia Marques, de Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder, pela diretora da Superintendente Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu, Patrícia Luciene Fialho e pelo vereador por Realeza, Jânio Garcia Mendes (PTB).

Etienne Beirão transmitiu à reportagem que os coordenadores do IFSudesteMG já estão aguardando a liberação de vagas para realização dos concursos para contratação de servidores para atuarem no Campus Manhuaçu. Para isso, segundo ele, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) ligada ao Ministério da Educação (MEC) já acenou positivamente com esta perspectiva e eles aguardam para o mês de setembro uma confirmação.

E por fim, o pró-Reitor informou que a coordenação do instituto federal está analisando os arranjos produtivos de Manhuaçu e região para elaborar uma proposta de possíveis cursos a serem ofertados. Para isso, Etienne Beirão comunicou que oportunamente tal proposta deverá ser apresentada em audiência pública para avaliação da comunidade manhuaçuense, para que ela possa também oferecer sugestões.



TEMPO+ com informações do jornal Diário de Manhuaçu

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010