segunda-feira, 31 de maio de 2010

Grupo de Convivência REVIVER: A terceira idade vista por outros olhos

(Foto: Arquivo / Reviver)
O Grupo de Convivência REVIVER foi criado em São Pedro do Avaí em julho de 2009 para atender às pessoas idosas. Surgiu a partir da constatação da necessidade de interação social, mais especificamente com indivíduos da mesma faixa etária. São desenvolvidas atividades educativas, de lazer e cultural, com o objetivo de convivência, autoconhecimento, integração e socialização das pessoas idosas.
A pessoa idosa ao participar do grupo compartilha alegrias, afeto, amor, tristezas e conhecimentos, trabalham sua auto-estima, o prazer, a satisfação e alegria de poder estar com as outras pessoas em um espaço social, no qual tem informação, podem realizar diversas atividades e ao mesmo tempo conversar, sorrir, dançar, desenvolver habilidades e competências, fortalecer laços e fazer novas amizades.
Palestras e atendimento especial visando a saúde dos idosos
(Foto: Arquivo / Reviver)
O Grupo procura orientar a pessoa idosa, a família e a comunidade sobre aspectos relacionados à prevenção e promoção da qualidade de vida no processo de envelhecimento, pois é importante que haja a adaptação necessária para viver e vivenciar mais uma etapa da vida. O autoconhecimento e aceitação das alterações físicas, psíquicas e emocionais propiciam ao indivíduo o próprio acolhimento. Ao se acolher, o cuidado acontece, a autonomia e independência se estendem ao longo dos anos e a pessoa idosa toma consciência do seu poder diante da vida.
Momento de descontração e o tradicional lanche servido durante as atividades recreativas e de lazer
(Foto: Arquivo / Reviver)
Dentre tantos objetivos do Grupo de Convivência Reviver, talvez o maior, seja ajudar as pessoas idosas e suas famílias a terem uma vida digna. Que como cidadão tem direitos e deveres, sendo valorizados e respeitados, elevando sua auto-estima.
A cada ano que passa o crescimento da população idosa aumenta. Estimativas apontam que, até 2050, haverá uma pessoa idosa em cada cinco brasileiros, isso se dá pelo fato de uma melhor qualidade de vida, com progressos das ciências médicas, com melhorias na saúde por meio de vacinas, remédios, entre outros, há de ressaltar também melhoria no saneamento básico, com mais água tratada e esgotos, aumentando a expectativa de vida, não só dos brasileiros, mas de toda população mundial. Dessa forma, é cada vez mais importante a valorização da pessoa idosa, como pessoas que carregam experiência, sabedoria, maturidade, tolerância e espiritualidade desenvolvida ao longo de sua vida.
O Grupo tem seus encontros todas às quartas-feiras, para desenvolvimento de atividades ocupacionais e educacionais e no segundo domingo do mês, principalmente para atividades recreativas e de lazer.

Por: Vera de Cássia Oliveira

Portal Realeza

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010