terça-feira, 22 de junho de 2010

Pesquisa para senador aponta Itamar e Aécio como favoritos

Ex-governadores são favoritos para cargos no Senado
(Foto-montagem: Divulgação)
Os ex-governadores Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) continuam como favoritos para ocuparem as duas vagas de Minas para o Senado que estarão em disputa nestas eleições. Nova pesquisa DataTempo/CP2 mantém a ampla vantagem dos dois.
Como são duas as cadeiras que terão novos ocupantes, o eleitor foi questionado sobre quais são a primeira e a segunda opção dele para o Senado.
No primeiro quadro, o tucano lidera com folga, preferido por 62,94% das pessoas. Já o outro cenário é liderado pelo ex-presidente da República, que recebeu 32,49% das menções. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.
No levantamento anterior, publicado há um mês, Aécio e Itamar também estavam na frente nos dois cenários, respectivamente com 68,23% e 41,70%.
Agora, o único nome que se aproxima da dupla favorita é o do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT), citado como a segunda melhor opção para 17,32% dos entrevistados.
Para mensurar as chances dos candidatos, foi feita a soma dos quadros de primeira e segunda opções. O resultado confirmou a liderança do ex-governador do PSDB, com 71,79% das intenções, seguido pelo ex-presidente, com 45,33%, por Pimentel, que recebeu 17,32%, e pelo deputado estadual Zezé Perrella (PDT), com 7,40%. Na sondagem de maio, o tucano tinha 77,68% na soma, o candidato do PPS recebia 57,41% e o petista, 17,77%. (Ver ilustração abaixo)

Consolidação

Na categoria espontânea, em que não é apresentada lista de candidatos aos entrevistados, Aécio e Itamar também lideram, porém, os números mostram que a candidatura do tucano está bem consolidada na memória do eleitor, e a margem entre o ex-presidente e Fernando Pimentel é menor. Porém, em todos os casos, a quantidade das pessoas que disseram não conhecer os candidatos é superior à metade.
Como primeira opção para o Senado, o tucano lidera com 17,02% das menções. Itamar, na sequência, tem apenas 1,65%. Como segundo nome, o ex-presidente é a alternativa mais lembrada, com 4,52% das menções.
Pimentel vem depois, com 2,92%. Na soma dos resultados, o tucano e candidato do PPS são os mais mencionados, com 18,53% e 6,17% respectivamente. O petista tem 4,14%.

Espontânea para deputados aponta João Magalhães como um dos 15 mais lembrados

João Magalhães, deputado da
região aparece entre os 15 mais
lembrados na pesquisa
(Foto: Divulgação) 
No novo levantamento, o DataTempo/CP2 quis saber se o eleitor já escolheu seus deputados federal e estadual. Os números mostram que os graus de indecisão e de desconhecimento do eleitor são altos.
Na disputa para a Câmara, mais da metade dos entrevistados disse não conhecer as opções. Outros 32,78% disseram que estão indecisos ou não responderam. O nome com maior número de menções, o equivalente a 1,02%, foi o de Geraldo Thadeu (PPS), que já é deputado federal. O colega Gilmar Machado (PT) foi lembrado por 0,44%. João Magalhães e Lael Varella são os únicos nomes de nossa região que foram lembrados na pesquisa, ambos com 0,15%.
Para a Assembleia Legislativa, os índices de dúvida e de desconhecimento são parecidos e superam 80%. O nome mais citado na pesquisa para deputado estadual foi o atual prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez (PT), com 0,68%, acompanhado do já parlamentar Weliton Prado (PT), que teve 0,58%.



(Imagem: DataTempo/CP2 / Jornal O Tempo)
(Clique na imagem para ver em tamanho maior)


Portal Realeza
portalrealezamg@gmail.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010