quinta-feira, 3 de junho de 2010

PMDB e PT fecham acordo em Minas Gerais

Hélio Costa e Patrus Ananias. Acordo deve ser
homologado na próxima segunda-feira
(Foto: Divulgação)
O presidente Lula tem motivos para comemorar o final de semana prolongado, pois foi resolvido um dos maiores impasses da eleição. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), um dos coordenadores da campanha da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência, disse nesta quinta-feira que PT e PMDB entraram em acordo sobre a eleição em Minas Gerais. Pimentel afirma que, na segunda-feira, dia 7, será formalizada a candidatura do senador e ex-ministro das Comunicações Hélio Costa a governador de Minas. Seu vice deve ser o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT). Pimentel será candidato ao Senado. Nem mesmo o empate técnico entre Pimentel e Hélio Costa nas pesquisas, encomendadas por pT e PMDB para dedicir quem seria o candidato da aliança, pode reverter este quadro.
Patrus Ananias deve ser o vice de Hélio Costa para atender aos interesses do grupo do PT que disputou (e perdeu) a convenção do PT mineiro com Pimentel. Na segunda-feira, dia 31, durante uma reunião no comitê da campanha petista em Brasília, a ex-ministra Dilma Rousseff forçou o fechamento do acordo. Dilma temia as ameaças do PMDB de romper a aliança nacional com o PT, se o acordo com Hélio Costa em Minas não fosse fechado.
Esta chapa sempre foi o sonho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula defende a tese que, para eleger Dilma presidente, o PT poderia abrir mão de seus candidatos aos governos estaduais. A formalização do acordo na segunda-feira acontecerá durante uma reunião em Brasília entre o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), que vai concorrer à vice de Dilma, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, Hélio Costa e Pimentel.


Portal Realeza

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010