quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lançamento da 2ª edição do Livro ‘A República do Silêncio’

(Imagem: Divulgação)
Dia 09 de dezembro à partir das 08h da manhã acontece o lançamento da 2ª edição do livro A República do Silêncio, do escritor e mestre em história social Flávio Mateus dos Santos, na Câmara Municipal de Manhuaçu. O lançamento acontecerá em cerimônia conjunto com a inauguração do salão nobre da casa. E às 19h30min do mesmo dia será o lançamento na Casa Ziraldo de Cultura no centro de Caratinga.
Para garantir a publicação, o professor conseguiu o apoio da ACIAM – Associação Comercial Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu, Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Câmara Municipal de Manhuaçu, Prefeitura Municipal de Caratinga, Câmara Municipal de Caratinga, Funpac - Fundo do Patrimônio Cultural de Caratinga e Facig - Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. Uma das novidades desta nova edição, segundo o autor, é a presença de Machado de Assis narrando as histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época, fato levantado pelo professor através de documentos antigos. “Isso era uma informação imprecisa, mas depois que a obra saiu, um juiz aposentado do Rio de Janeiro me enviou documentos originais que comprovam o ocorrido”, disse o autor.
 O livro retrata a história de Manhuaçu desde a sua fundação, a criação do povoado, da vila, até a questão de emancipação política e outras coisas mais, dando ênfase à República de Manhuassu, movimento revolucionário ocorrido no final do século 19 que culminou com a declaração de independência do Município de Manhuaçu ao se proclamar uma república, tendo como líder o Coronel Serafim Tibúrcio.
O professor Flávio Mateus em um momento de
descontração ao lado de sua esposa.
(Foto: Reprodução)
Segundo o autor, esta nova edição vem com menos termos técnicos, uma vez que a primeira era a reprodução de uma tese de mestrado. Deste modo ela será de maior compreensão para o público leitor.
"Nessa segunda edição de meu livro as expectativas são muito maiores do que na primeira edição, pois o material teve muita aceitação no mercado e tive retorno de não somente vários leitores, como também de autores dos quais citei em minha obra que felicitaram o trabalho que realizei sobre o passado histórico do leste mineiro. Posso citar, por exemplo, um dos grandes historiadores mineiros, Paulo Mercadante, que me presenteou com um exemplar de uma obra sua que é uma raridade nos estudos da região leste de Minas. Vale a pena lembrar também o quanto meu livro foi lido e as alterações e sugestões acolhidas pelos leitores que tornaram a leitura dessa segunda edição mais agradável e menos técnica. Muita gente teve dificuldade de ler o livro devido à abordagem técnica utilizada em meu livro, pois ele é fruto de uma tese de mestrado. Acredito que este livro terá muita repercussão positiva no mercado, uma vez que novas fontes e abordagens foram incorporadas neste estudo o que auxiliará o leitor a ter uma nova dimensão do que foi e representou a experiência política da República Manhuaçu. Fontes que eu acreditava não existir, como relatos de Machado de Assis, ofereceram condições cine-qua-non para analisar os silêncios e os discursos produzidos por aqueles que trataram do tema. Foi muito difícil realizar essa publicação, pois enfrentei muitas dificuldades, mas, graças a Deus, tive o apoio de muitos amigos que acreditaram e acreditam em meu trabalho, como os vereadores do Município de Manhuaçu, dentre os quais Toninho Gama, Fernando, Jorge e o Renato da Banca. Tenho de agradecer muito ao prefeito Adejair de Barros pelo apoio oferecido à publicação desse livro. Também não posso deixar de agradecer aos meus ilustres amigos caratinguenses, como a Lourdes e o Juarez da secretaria de cultura, juntamente com o prefeito municipal João Bosco que através do Fundo do patrimônio cultural patrocinaram a metade de meu livro”.
Flávio Mateus dos Santos é natural de Realeza, distrito de Manhuaçu e mantém uma coluna com atualizações semanais neste site.

Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010