segunda-feira, 14 de março de 2011

Epamig realiza minicursos no 15º Simpósio de Cafeicultura de Manhuaçu

(Imagem: Divulgação)
As tecnologias desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) estarão em destaque durante o 15º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha, que será realizado de 16 a 18 deste mês, no Parque de Exposições de Manhuaçu. O evento, considerado um dos mais importantes da Zona da Mata, pretende reunir cerca de mil produtores de café e as principais lideranças do setor para debater ações para o fortalecimento da cafeicultura familiar na região de montanha. A realização é da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM).
A Epamig Regional Zona da Mata será responsável por dois minicursos. Na quarta-feira (16), às 14h, os pesquisadores Antônio Alves Pereira e Antônio Carlos Baião de Oliveira (Embrapa/Epamig) vão apresentar o tema “Recomendações de cultivares de café”. Na quinta-feira (17), a partir de 14h30, o pesquisador Sammy Fernandes Soares (Embrapa/Epamig) vai abordar “Reuso e aproveitamento agrícola da água residuária do café”. São oferecidas 50 vagas para cada minicurso, com inscrições gratuitas que poderão ser efetuadas no local.
Além dos minicursos, pesquisadores da Epamig estarão no estande para atender o público, tirando dúvidas dos produtores, apresentando as tecnologias em cafeicultura e disponibilizando todas as publicações da Empresa sobre a atividade. A expectativa, segundo o chefe do Centro de Pesquisa da Epamig Zona da Mata, Trazilbo José de Paula Júnior, é tornar a Empresa ainda mais atuante na região, considerada muito importante para o agronegócio cafeeiro de Minas Gerais. “Temos muitas tecnologias, incluindo cultivares de café, que respondem às demandas dos cafeicultores da região. Um ponto positivo é que já há um bom entrosamento entre a EPAMIG e os técnicos da Emater da região”, ressalta.

Foco na cafeicultura familiar

A predominância de produtores do segmento familiar será um dos focos do 15º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha, que nessa edição traz o tema central “A qualidade como diferencial para obter a valorização”. A proposta é disseminar conhecimento e incentivar os produtores familiares, além de discutir a importância de projetos sociais com ênfase nos desafios de sustentabilidade dos cafeicultores.
O evento terá dois dias de palestras, um dia de campo e exposição de máquinas, produtos e insumos para a cafeicultura. A programação completa pode ser conferida no site www.simposiodecafeicultura.com.br.

Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010