Monteiro Lobato ganha homenagem do Google
Doodle do Google homenageando Monteiro Lobato (Imagem: Divulgação) |
Nesta segunda-feira (18), o 129º aniversário de José Bento Renato Monteiro Lobato ganha uma comemoração muito especial na internet. O autor do "Sítio do Pica-Pau Amarelo" é homenageado com um doodle na página principal do Google no Brasil. Além dessa homenagem do mais famoso site de buscas, o nome Monteiro Lobato aparece também entre os assuntos mais comentados do Brasil no micro blog Twitter.
Os internautas comentam sobre a obra de Monteiro Lobato, relembram as aventuras dos personagens dele, como a falante boneca Emília, Pedrinho, Narizinho e outros. Além do aniversário do escritor, o Dia Nacional do Livro Infantil também é comemorado nesta data.
Biografia
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 – São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destacam-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica-Pau Amarelo (1939).
Livros infantis
Monteiro Lobato, escritor homenageado (Imagem: Reprodução) |
O livro que lançou Lobato foi "A menina do narizinho arrebitado", em 1920, nunca reeditado, exceto em uma pequena edição fac símile em 1981, e hoje considerada uma obra rara tanto a primeira edição quanto a edição fac símile. A maioria das histórias de seus livros infantis se passavam no Sítio do Pica-Pau Amarelo, um sítio no interior do Brasil, tendo como uma das personagens a senhora dona da fazenda Dona Benta, seus netos Narizinho e Pedrinho e a empregada Tia Nastácia. Esses personagens foram complementados por entidades criadas ou animadas pela imaginação das crianças na história: a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, a vaca Mocha, o burro Conselheiro, o porco Rabicó e o rinoceronte Quindim.
No entanto, as aventuras na maioria se passam em outros lugares: ou num mundo de fantasia inventados pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta no começo da noite. Esses três universos são interligados para as histórias e lendas contadas pela avó naturalmente se tornarem cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio.
Doodles
O doodle é o logo colorido da página do site. Eventualmente pode-se notar alteração no formato com a inclusão de desenhos comemorativos. E aqui no Brasil é muito comum vê-los no Natal, ano novo, carnaval e no dia da independência, além de outros de referência mundial.
Estas alterações já viraram coqueluche entre milhares de internautas, que aguardam ansiosos pelos novos doodles, colecionando-os como se fosse um álbum de figurinha virtual. Existem inúmeros sites que tratam exclusivamente do assunto, onde se pode encontrar em ordem cronológica todos os que saíram em todo o mundo.
Clique AQUI para acessar blog de Doodles
Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com