terça-feira, 3 de maio de 2011

Atlético abandona Copa Integração e é eliminado

(Foto: Divulgação)
O Atlético não está mais na disputa da hexagonal final da categoria júnior da Copa Integração. O clube foi eliminado por abandono à competição, em decisão inédita nos dez anos de disputa do torneio que ajudou o clube a revelar atletas como os goleiros Diego Alves e Renan Ribeiro, os zagueiros Leandro Almeida e Werley, o volante Fillipe Soutto e, mais recentemente, o meia Giovanni Augusto, entre outros jogadores que deram grande retorno ao clube alvinegro.
O Atlético, porém, alegou não ter encontrado condições de hospedagem e alimentação adequadas em Matipó, cidade onde estava alojado, para abandonar a Zona da Mata no domingo (01/05) à noite, apesar dos organizadores oferecerem dois outros hotéis como opções para a delegação. O comunicado da desistência, no entanto, só ocorreu na manhã de segunda-feira, feito verbalmente pelo gerente técnico André Figueiredo ao coordenador técnico da competição, Ricardo Machado.
Na tarde desta segunda-feira, a coordenação da Copa Integração se reuniu com representantes de América, Cruzeiro, Ideal, Villa Nova e seleção de Manhuaçu para comunicar a desistência do Atlético e tomar as devidas providências. Os representantes dos outros clubes desaprovaram a atitude “intolerante e discriminatória” do Atlético, uma vez que todos estão em situação semelhante na Zona da Mata, classificando ainda a atitude de abandonar o evento como um desrespeito aos torcedores e desportistas da região.
O coordenador geral da competição, Carlos Cruz, lamentou a situação e havia, inclusive, determinado a paralisação da competição no final da tarde de domingo, em reconhecimento às reclamações do Atlético. “Se a organização da cidade, que nos convidou para realizarmos o hexagonal final na Zona da Mata não está cumprindo com o que estava combinado, então a competição será interrompida”, disse Carlos Cruz ao supervisor do Atlético, Anísio Silva.
Não faltou empenho, porém, para solucionar o problema. Como opções, dois outros hotéis foram apresentados à delegação alvinegra. No primeiro, não havia número suficientes de quartos para os 29 integrantes da delegação, embora a responsabilidade da organização fosse de hospedar 25 pessoas. A segunda opção de hotel, na cidade de Manhuaçu, além de mais vagas atendia perfeitamente as necessidades de qualquer equipe profissional. “Lamento muito a decisão do Atlético. O Hotel Itália, oferecido em Manhuaçu, é de ótima qualidade, pois hospeda profissionais de referência da região e equipes profissionais. As 29 reservas foram feitas no início da noite, mas o Atlético preferiu abandonar a competição. A disputa vai prosseguir, por isso lamento muito mais pelos torcedores atleticanos que estavam felizes com a presença d a equipe na região. Se o problema da hospedagem e alimentação não tivesse sido resolvido, eu seria o primeiro a apoiar tal decisão. E disse isso diretamente ao Anísio, explicando a ele que estava exigindo do organizador local a mudança de hotel. Mas, como desportista, percebo até certo desprezo pelo torcedor local. Afinal, todos outros cinco clubes de igual importância estão sendo recebidos na região”, avaliou Carlos Cruz.

Prosseguimento

Por decisão unânime, os outros cinco clubes decidiram que a competição prosseguirá em respeito, principalmente, os torcedores da Zona da Mata. Ficou acertado na reunião entre eles que Ideal e Villa Nova, adversários do Atlético na primeira fase, receberão os três pontos referentes a seus jogos, sem o cômputo no saldo de gols.

Entenda o caso

Após a partida entre Atlético e Ideal, vencida com um gol nos acréscimos pelo time da capital, por 2 a 1, o supervisor Anísio Silva fez uma reclamação formal ao organizador da competição em Manhuaçu, o médico e desportista Gulivert Melo. Anísio reclamou das condições do Hotel Paloma, alegando problemas nas instalações dos quartos e atraso nas refeições. O dirigente solicitou providências da organização até às 14h, sob pena de abandonar o torneio.
Informado pelo próprio Anísio Silva da situação, o coordenador geral da Copa Integração, Carlos Cruz, determinou à organização local a troca imediata de hotel. Responsável pela hospedagem dos clubes, o organizador da Copa na Zona da Mata, Gulivert Melo, passou a trabalhar para atender às exigências do Atlético. Porém, informou que, por ser domingo e feriado, poderia levar um pouco mais de tempo para a solução.
Já no final da tarde, o supervisor do Atlético foi levado a outro hotel em Matipó mesmo, onde o time poderia ficar hospedado até segunda-feira, para a transferência para a cidade de Manhuaçu, de melhor estrutura. O problema alegado, desta vez, foi o número insuficiente de vagas disponíveis para abrigar toda a delegação atleticana, formada por 29 pessoas.
Em ação rápida, apesar da responsabilidade da organização ser de abrigar 25 integrantes de cada delegação, por volta das 19h, Gulivert Melo informou ao supervisor do Atlético as 29 pessoas seriam instaladas no Hotel Itália, em Manhuaçu, com totais condições de receber a equipe, como deixa claras as informações em seu website: www.turhotelitalia.com.br. Anísio, contudo, alegou que havia esperado tempo demais - embora a permanência do time na cidade estivesse programada para uma semana - e que a delegação iria deixar a competição.
A assessoria de comunicação da Copa Integração procurou novamente o gerente técnico do clube, André Figueiredo, pedindo que ele intercedesse junto ao supervisor para que o time seguisse na competição. André se colocou à disposição, mas informou, logo em seguida, que não conseguira contato telefônico com nenhum membro da comissão técnica em Manhuaçu. Todos os celulares estariam desligados ou fora de área.
Anísio foi procurado por telefone insistentemente pela assessoria de comunicação da competição e pelos organizadores do evento em Manhuaçu até as 22h30, mas não foi encontrado. Somente na segunda-feira veio a confirmação de que a delegação havia retornado para Belo Horizonte e desistido oficialmente de disputar o campeonato.

Com informações e imagens do site Copa Integração 2011

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010