Fábricas de linguiça de Manhuaçu são vistoriadas pela Secretaria de Saúde
Visita às fábricas foi feita pelo Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Prata e funcionários da Vigilância Sanitária (Foto: Geílson Dângelo) |
Apesar das críticas e polêmica inicial, a mudança promovida na produção e comércio de alimentos em Manhuaçu já está repercutindo em segurança alimentar da população.
Na última quarta-feira (18), o Secretário de Saúde, Dr. Luiz Carlos Lemos Prata, funcionários da Vigilância em Saúde e o Prefeito Adejair Barros visitaram as fábricas de produção de linguiças e embutidos situados no distrito de Vilanova, na Avenida Melo Viana e Rua Francisco Fialho, na cidade. Além disto, a Secretaria também está fiscalizando alimentos comercializados na Feira Livre. O foco é garantir o bem estar da população.
São as três primeiras fábricas já funcionando e autorizadas. A primeira visita começou no Distrito de Vilanova. O proprietário apresentou toda a estrutura e os materiais que serão usados na linha de produção. Durante a visita, funcionários da Vigilância em Saúde orientaram o responsável para alguns detalhes que irão dar maior segurança na fabricação do alimento. Em seguida, a comitiva foi para a fábrica situada na Francisco Fialho. O local, que funciona há muitos anos, passou por adequações e está servindo de referência. A terceira fábrica impressiona devido à estrutura, localização e higiene.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Luiz Prata, o município está vivendo uma nova fase quando se trata em qualidade de vida e isso é uma tendência que as outras cidades vizinhas também terão que seguir. “Manhuaçu está entrando numa nova era de segurança alimentar. O objetivo principal do SUS é evitar doenças, proteger a população daquilo que possa trazer doença. As pessoas às vezes pensam que o SUS é só para consulta médica, mas é muito mais do que isto”, disse.
A Secretaria de Saúde observou todas as estruturas das três fábricas (Foto: Geílson Dângelo) |
Sobre as visitas, ele comentou: “Nós fizemos a vistoria nas fábricas de linguiça e nos dá muito prazer em vê-las bem posicionadas, ainda com algumas coisas para serem corrigidas, mas em relação ao que era, 90% está resolvido. Isto representa um marco para nós, no sentido de qualidade alimentar, de saúde e segurança. Estamos dando ao povo a condição de comprar linguiça fabricada em Manhuaçu”, ressaltou.
Feira Livre
Além de verificar as condições de funcionamento das fábricas de linguiça, a secretaria de saúde está atuando na Feira Livre. “Estamos trabalhando arduamente no sentido de coibir qualquer produto que não tenha qualidade. As produções caseiras sem controle da vigilância sanitária estão proibidas e vamos privilegiar o produtor de Manhuaçu que está investindo em qualidade na produção de alimentos. A fiscalização vai se tornar cada vez mais precisa, pontual, procurando traduzir em forma de segurança as compras em supermercados, feiras, açougues e comércios”, concluiu.
Ele ressaltou, contudo, que todos os proprietários de empresas e produtores rurais foram avisados e orientados com bastante antecedência. Muitos já se adequaram e outros já estão bem próximos da regularização.
O Secretário Municipal de Saúde afirmou que 90% das correções nas fábricas foram feitas (Foto: Geílson Dângelo) |
Com informações e imagens de Geílson Dângelo do site Manhuaçu.com