Guinness reconhece Vó Quita, de Carangola, como a mulher mais velha do mundo
Vó Quita foi homologada pelo Guiness Book como a mulher mais velha do mundo (Foto: Reprodução) |
Vó Quita, uma simpática velhinha moradora de Carangola foi reconhecida pelo Guinness, o livro dos recordes, como a pessoa viva mais velha do mundo nesta quarta-feira (18). Maria Gomes Valentim, de 114 anos, tem 48 dias de vida a mais que a antiga detentora do recorde, a norte-americana Besse Cooper.
A equipe do Guinness confirmou a data de nascimento de Maria: 9 de julho de 1896. Com isso, Besse Cooper, que ainda está viva, passa a ser a pessoa mais velha na América da Norte.
Vó Quita morou durante toda a vida na mesma cidade. Ela se locomove atualmente em uma cadeira de rodas e recebe o equivalente a um salário mínimo para sobreviver (R$ 545,00). A carangolense também depende do sistema público para tratamentos, já que a família não consegue pagar seguro de saúde privado.
Ela se casou com João em 1913, mas seu marido morreu em 1946. Teve apenas um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Conhecida como Vó Quita, a mineira parece ter herdado a longevidade do seu próprio pai, que também viveu muito: 100 anos.
Os familiares de Vó Quita haviam entrado em contato com uma organização americana que pesquisa os “supercentenários” pelo mundo, denominada “Gerontology Research Group”, tão logo ficaram sabendo do reconhecimento dado à norte-americana. “Eles pediram a cópia da certidão de nascimento dela e uma foto. Eles já receberam o material e também já o encaminharam para o pessoal do Guinness Book (livro dos recordes mundiais). Segundo me disseram, viria uma equipe aqui para verificar se os documentos são legítimos e se ela está realmente viva”, disse na época Taís Nolasco, uma das bisnetas de Vó Quita.
Mais casos no Brasil
Bahia e Rio de Janeiro também reivindicam o reconhecimento por parte do Livro dos Recordes para moradores de seus territórios. O Guinness ainda recebe milhares de reivindicações de outras pessoas ao posto de pessoa mais longeva, mas 99% dos pedidos são rechaçados pela ausência de documentos para prova.
Segundo Craig Glenday, editor-chefe da publicação, o caso de Maria é impressionante, pois se trata de uma pessoa nascida durante "o reinado da Rainha Vitória e antes da criação da companhia Ford". O Brasil nunca havia obtido sucesso nos pedidos de avaliação anteriores, destacou Glenday.
À esquerda, Vó Quita em seu aniversário de 100 anos e à direita a casa onde ela reside em Carangola (Fotos: Reprodução) |
Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com