quarta-feira, 30 de maio de 2012

Passagem de supercarreta deverá complicar trânsito na região


(Foto: Divulgação / Transpesa)

Uma supercarreta que saiu de Vitória (ES) com destino a Ipatinga (MG) está previsto para passar pela rodovia BR-262 em Manhuaçu a partir desta segunda-feira, 04 de junho. Por suas dimensões e velocidade de locomoção, deverá complicar ainda mais o trânsito pela rodovia no perímetro urbano de Manhuaçu. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a supercarreta, que mede 111 metros de comprimento e transporta uma peça que somadas ao reboque pesa 654 toneladas, é o maior e mais pesado veículo de transporte a ter transitado pelas rodovias federais brasileiras.
A carreta gigante, que transporta uma chapeadora responsável por moldar peças de aço da Usiminas saiu da Serra, na Grande Vitória, na última quarta-feira (23), mas precisou ter sua viagem interrompida na tarde de sexta-feira, 25, por falhas mecânicas no caminhão de frente que conduz a carga. De acordo com a Transpesa Della Volpe, empresa responsável pelo transporte, foi constatado que os caminhões não iriam suportar a carga e outros dois veículos foram adicionados à estrutura da carreta. A viagem foi retomada segunda-feira, 28, no início da manhã. A empresa informou que a paralisação da carreta é uma medida de precaução para que um problema maior não ocorra. Os dois novos caminhões que serão adicionados à estrutura da supercarreta suportam cerca de 500 toneladas cada um. Ao todo, quatro motoristas e quatro operadores participam do transporte.

Estudo do trajeto

Um dos diretores da Transpesa Della Volpe, responsável pelo serviço, Raphael Boaventura, disse que durante quatro meses engenheiros fizeram uma pesquisa para certificar que a estrada suportaria o peso da carga. “Fizemos um estudo detalhado da rota, além de um estudo de projeto das pontes e suas condições de conservação para que não exista nenhum risco ao usuário. Devido a idade das pontes e condição de conservação das mesmas, ao longo do percurso, tivemos que alterar o dimensionamento do conjunto transportador adicionando eixos para que o peso pudesse ser melhor distribuído evitando danos as pontes ao longo da rodovia”, explicou Boaventura.

Previsão de transtornos em Minas

(Foto: Divulgação / Transpesa)
Além do transtorno normal durante o percurso na rodovia, existem três trechos do trajeto dentro do Estado de Minas Gerais que merecerão cuidados especiais por parte da empresa responsável pelo transporte. O primeiro deles é o perímetro urbano de Manhuaçu. Nesta cidade a rodovia BR-262 serve também como uma ‘avenida’ que une o Centro comercial a outros importantes bairros.
Em Realeza há a previsão de grande congestionamento, pois neste distrito existe o entroncamento da rodovia BR-262 com a BR-116. Também neste local a carreta gigante mudará seu trajeto para a segunda rodovia. Para atravessar o trevo será necessária a interrupção do trânsito nas duas estradas federais de forma simultânea.
E por fim haverá transtornos também para a cidade de Caratinga que, como Manhuaçu, tem um longo trecho da rodovia cortando seu perímetro urbano e sendo utilizada como ‘avenida’. Todo o trajeto entre Vitória e seu destino final em Ipatinga, está previsto para durar 25 dias.

Everardo C. Sette
portalrealeza@portalrealeza.com

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