Passagem de supercarreta deverá complicar trânsito na região
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(Foto: Divulgação / Transpesa) |
Uma supercarreta que saiu de Vitória (ES) com destino a
Ipatinga (MG) está previsto para passar pela rodovia BR-262 em Manhuaçu a
partir desta segunda-feira, 04 de junho. Por suas dimensões e velocidade de
locomoção, deverá complicar ainda mais o trânsito pela rodovia no perímetro
urbano de Manhuaçu. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a
supercarreta, que mede 111 metros de comprimento e transporta uma peça que
somadas ao reboque pesa 654 toneladas, é o maior e mais pesado veículo de
transporte a ter transitado pelas rodovias federais brasileiras.
A carreta gigante, que transporta uma chapeadora responsável
por moldar peças de aço da Usiminas saiu da Serra, na Grande Vitória, na última
quarta-feira (23), mas precisou ter sua viagem interrompida na tarde de
sexta-feira, 25, por falhas mecânicas no caminhão de frente que conduz a carga.
De acordo com a Transpesa Della Volpe, empresa responsável pelo transporte, foi
constatado que os caminhões não iriam suportar a carga e outros dois veículos foram
adicionados à estrutura da carreta. A viagem foi retomada segunda-feira, 28, no
início da manhã. A empresa informou que a paralisação da carreta é uma medida
de precaução para que um problema maior não ocorra. Os dois novos caminhões que
serão adicionados à estrutura da supercarreta suportam cerca de 500 toneladas
cada um. Ao todo, quatro motoristas e quatro operadores participam do
transporte.
Estudo do trajeto
Um dos diretores da Transpesa Della Volpe, responsável pelo
serviço, Raphael Boaventura, disse que durante quatro meses engenheiros fizeram
uma pesquisa para certificar que a estrada suportaria o peso da carga. “Fizemos
um estudo detalhado da rota, além de um estudo de projeto das pontes e suas
condições de conservação para que não exista nenhum risco ao usuário. Devido a
idade das pontes e condição de conservação das mesmas, ao longo do percurso,
tivemos que alterar o dimensionamento do conjunto transportador adicionando
eixos para que o peso pudesse ser melhor distribuído evitando danos as pontes
ao longo da rodovia”, explicou Boaventura.
Previsão de transtornos em Minas
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(Foto: Divulgação / Transpesa) |
Além do transtorno normal durante o percurso na rodovia,
existem três trechos do trajeto dentro do Estado de Minas Gerais que merecerão
cuidados especiais por parte da empresa responsável pelo transporte. O primeiro
deles é o perímetro urbano de Manhuaçu. Nesta cidade a rodovia BR-262 serve
também como uma ‘avenida’ que une o Centro comercial a outros importantes
bairros.
Em Realeza há a previsão de grande congestionamento, pois
neste distrito existe o entroncamento da rodovia BR-262 com a BR-116. Também
neste local a carreta gigante mudará seu trajeto para a segunda rodovia. Para
atravessar o trevo será necessária a interrupção do trânsito nas duas estradas
federais de forma simultânea.
E por fim haverá transtornos também para a cidade de
Caratinga que, como Manhuaçu, tem um longo trecho da rodovia cortando seu
perímetro urbano e sendo utilizada como ‘avenida’. Todo o trajeto entre Vitória
e seu destino final em Ipatinga, está previsto para durar 25 dias.
Everardo C. Sette
portalrealeza@portalrealeza.com