‘Semana da Avaliação’ nas escolas públicas de Minas
Comissão de pais e aplicadores recebendo envelopes lacrados contendo as provas (Foto: Divulgação) |
Manhuaçu – Sexta-feira (1) aconteceu o último dia da Semana de Avaliação, que foi promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) para alunos da rede pública de ensino estadual e municipal do Estado de Minas Gerais. Os dois programas integram o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE), da SEE e auxiliam o Estado na elaboração de políticas educacionais. As provas foram aplicadas em todas as escolas da rede estadual e também foram oferecidas gratuitamente pela SEE a todas as redes municipais de ensino mineiras.
Alunos que correspondem aos anos propostos pelo programa que estudam no ensino fundamental e médio das escolas do município de Manhuaçu e mais de um milhão de outros alunos da educação básica mineira participaram desta avaliação, sendo que os alunos do 3º ano do ensino fundamental fizeram a prova do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA), enquanto os do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio fizeram as do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB).
A Escola Estadual Dr. Eloy Werner, localizada no distrito de Realeza e que possui também endereços anexos nos distritos de Santo Amaro de Minas e Vilanova preparou seus alunos nos últimos dias para participarem da Semana da Avaliação, explicando aos estudantes a importância do programa para eles, para os professores e o que representa a avaliação para a própria escola.
“Estamos satisfeitos com a participação dos alunos, que têm se empenhado durante todos os dias da avaliação com 100% de comparecimento nas provas. Agradecer também aos demais profissionais da Educação e aos aplicadores das provas, que não estão medindo esforços pelo sucesso da aplicação do programa”, informou o diretor da instituição de ensino, Júlio Caetano Dias durante distribuição durante a semana passada dos envelopes lacrados contendo as provas.
De acordo com a SEE esta é primeira vez que as provas dos dois programas são aplicadas simultaneamente. A partir dos resultados dos testes, a secretaria estadual informou ser possível analisar o desempenho de cada aluno e cada escola e avaliar as estratégias de intervenções pedagógicas necessárias em cada situação. Por isso, é considerado por educadores um importante instrumento para o planejamento, monitoramento e reformulação das políticas públicas educacionais.
Com informações TEMPO+ (tempomais.com)