segunda-feira, 5 de abril de 2010

Desabrochar de flor-cadáver atrai curiosos

(Foto: reprodução)
Visitantes observam exemplar raro de flor-cadáver, uma das maiores e mais malcheirosas do mundo, no Museu de História Natural de Houston, nos EUA. Desabrochar deve durar apenas três dias e a planta 'Lois' nunca mais deve se abrir. Odor serve para atrair agentes polinizadores, como moscas e besouros.

Titan Arum (flor-cadáver)

Uma flor-cadáver desabrochada
(Foto: Reprodução)
Ao contrário do que se pode imaginar, a maior flor do mundo não é a mais perfumada. Trata-se da Titan Arum (Amorphophallus titanum), que pode chegar a 6 metros de altura, com média de 1,35 metro de diâmetro. Mas tanto tamanho não significa muito perfume. Em razão do seu odor repulsivo, esta flor é chamada de "flor-cadáver".
Ela só floresce duas ou três vezes durante seus 40 anos de vida e cheira mal para atrair moscas e besouros que se alimentam de carniça, responsáveis pela polinização da flor. A estratégia usada para fazer o cheiro ficar ainda mais forte e atrair mais insetos é interessante: a planta se aquece e sua temperatura interna chega a 36 graus. Para tanto, ela consome grande parte da energia que possui armazenada. Isso explica porque ela floresce tão poucas vezes e porque os cientistas precisam de máscaras para chegar perto da Titan Arum quando ela está aberta - com todo este calor, o fedor é insuportável.
Descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1879, a Titan Arum é originária das florestas tropicais de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico. Mais uma curiosidade sobre esta flor singular: o apelido de "flor cadáver" teria surgido em função de uma lenda na ilha que diz que, quando se abre, a flor devora quem a cultivou.

Portal Realeza
portalrealezamg@gmail.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010