domingo, 11 de abril de 2010

Intensificação do Combate à Dengue em Manhuaçu

Veículo equipado com sistema de UBV em ação.
(Foto: Reprodução www.porciuncula.rj.gov.br)
A Prefeitura Municipal de Manhuaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com vários órgãos públicos e civis da cidade, irá intensificar as ações de combate à Dengue a partir do dia 12 de Abril. Serão contratados 30 agentes que após capacitação irão percorrer todos os imóveis da sede do município no intuito de vistoriar e verificar a presença de possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença, aplicando as sanções da Lei 2951/2010, que dispõem sobre medidas permanentes contra endemias.

Multa

Nesta referida lei, o agente verificará a presença ou não de possíveis criadouros e quando constatado a presença, o responsável pelo imóvel será notificado e terá o prazo máximo de 5(cinco) dias para tomar as medidas para sanar o problema. No 6º dia o agente retornará ao local e caso o problema persista um agente fiscal sanitário será convocado para aplicação de multa conforme previsto na lei. A Polícia Militar, através do 11º Batalhão, colocou a disposição do setor responsável, viaturas e policiais que garantirão a execução das atividades em caso de relutância de algum morador ou mesmo desacato à autoridade sanitária. É também parceiro desta empreitada o Ministério Público, através da Promotoria Pública, que garantirá o respaldo legal necessário às ações.

Fumacê

Também a partir desta semana será iniciada a aplicação de inseticidas através do sistema de UBV pesado, o famoso “Fumacê” em todos os bairros da cidade e em alguns distritos que apresentam pacientes suspeitos da doença. Conforme esclarecimentos do setor de Vigilância Ambiental, a aplicação do fumacê depende de liberação da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde, por se tratar de uma medida extrema, pois o produto a ser aplicado apesar de ter o poder de matar o mosquito transmissor da dengue é também nocivo ao meio ambiente, portanto somente pode ser aplicado com o máximo cuidado e critério. A eliminação e/ou vedação dos possíveis criadouros do Aedes Aegypti é a única maneira definitiva para que o município possa não mais ter a doença.

Portal Realeza
Fonte: Vigilância Ambiental de Manhuaçu - (33) 3332-3534

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010