quarta-feira, 12 de maio de 2010

Governo de Minas: Não haverá cortes de salários e demissões de grevistas

Manifestantes na assembleia realizada na tarde desta
terça-feira em Belo Horizonte
(Foto: Júlio Caetano / PR)
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais intermediou, nesta quarta-feira (12), a retomada das negociações entre o Poder Executivo e representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) em relação à greve da categoria que começou no dia 8 de abril. O presidente da ALMG, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), conduziu o encontro com a participação de diversos deputados, da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; do subsecretário de Estado de Gestão, Frederico Melo; da coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, e das diretoras regionais do sindicato, Marilda de Abreu Araújo e Feliciana Saldanha.
As representantes do Sind-UTE ouviram da secretária a garantia de que não haverá demissões e que será emitida folha extra de pagamento, caso não seja possível cancelar o corte nos salários dos profissionais devido à greve. Ela espera a contrapartida de que os professores apresentem um calendário de reposição das aulas e que vão encerrar o movimento. Renata Vilhena também propôs que seja criado um grupo de trabalho para estudar a revisão na carreira dos profissionais da educação, incorporando as gratificações existentes ao vencimento básico. "O que eu propus foi retomada da pauta que eu apresentei no dia 14 de abril, que é a criação de um grupo de trabalho, para que a gente possa definir uma carreira que seja mais justa, mais simples e até mais transparente. Para que a população conheça, de fato, o valor da remuneração do professor", salientou a secretária.
Representantes do Sind-UTE/MG, SEPLAG
 e deputados reunidos na ALMG
(Foto: Divulgação / Sind-UTE/MG)
A coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, garantiu que será feito um calendário de reposição de aulas e que irá apresentar, na assembleia da próxima terça-feira (18), a proposta do Executivo. Salientou que a decisão pelo encerramento da greve é da categoria. "A realização da reunião de hoje foi um importante passo na retomada do diálogo, e houve avanço nas negociações", ponderou Beatriz Cerqueira.
Diálogo - Avanço este que foi destacado também pelo presidente Alberto Pinto Coelho. Segundo ele, o Legislativo exerceu seu papel de mediador dos interesses da sociedade na busca do entendimento e encaminhamento dessa categoria, que é tão significativa para a sociedade. Ressaltou a importância da reunião, ocorrida no Salão Nobre, e que uma das missões do Legislativo é intermediar as questões de interesse coletivo.
Também estiveram presentes os deputados Mauri Torres (PSDB), Domingos Sávio (PSDB), Padre João (PT), Célio Moreira (PSDB), Rosângela Reis (PV), Vanderlei Miranda (PMDB), Weliton Prado (PT), Almir Paraca (PT), Carlin Moura (PCdoB), Gláucia Brandão (PPS), Gil Pereira (PP), Doutor Viana (DEM), Arlen Santiago (PTB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), João Leite (PSDB) e Carlos Pimenta (PDT).

Alguns membros da comitiva de Manhuaçu durante a assembleia
(Foto: Júlio Caetano / PR)
Após a reunião, o Sind-UTE/MG produziu uma circular que será distribuída entre seus afiliados.

                                           (Clique na imagem para ver em tamanho maior)

Fonte: Ass. de Comunicação da ALMG

Portal Realeza

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010