sexta-feira, 18 de junho de 2010

Segurança será reforçada no próximo jogo do Brasil

Na reunião ficou definido que as
comemorações em excesso no próximo
jogo do Brasil serão banidas
(foto: Geilson Dangelo / Manhuaçu.com)
(Reportagem extraída do Manhuaçu.com em 18/06/2010) As comemorações em excesso no próximo jogo do Brasil serão banidas. Essa é a proposta da Polícia Militar, dos Poderes Executivo e Judiciário e do Comissariado da Infância e Adolescência, em Manhuaçu. Em reunião na manhã desta sexta-feira, no Fórum Desembargador Alonso Starling, o Comandante da 72ª Cia da PM, Capitão Luciano Reis, traçou estratégias, juntamente com o Prefeito Adejair Barros, o Juiz de Direito, Vinicius Dias Paes Ristori e o Comissário da Infância e Adolescência, Flávio Lacerda, a fim de promover segurança aos torcedores. O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo é neste domingo, às 15h30.
No encontro, ficou definido que fiscais da prefeitura irão visitar os bares e restaurantes e autuarem os estabelecimentos que colocar TV ou telão em via pública. Se desobedecerem, haverá multas. Os motoristas que não usarem o cinto de segurança, buzinar em excesso, transportar pessoas de forma inadequada, exagero no número de passageiros, embriaguez ao volante, e volume alto do som, serão multados.
“Nosso objetivo é discutir estratégias a adotarmos em decorrência dos jogos do Brasil. Definimos as metas em conjunto e chegamos a conclusão. Não aceitaremos os excessos, principalmente em relação ao abuso sonoro em veículos. Orientamos também os motoristas sobre as carreatas, pois é onde os acontecem diversas infrações, dentre elas, excesso de passageiro, dirigir alcoolizado, mau uso do cinto de segurança e o buzinaço. A Polícia Militar irá atuar na forma da lei”, comentou o Capitão Luciano Reis.
“Pode haver a comemoração, desde que seja em harmonia, num clima de tranqüilidade pública pra que não fira os direitos de outras pessoas”, acrescentou o capitão.

Trânsito no Coqueiro

De acordo com o Comandante da 72ª Cia da PM, o trânsito no Bairro Coqueiro fluirá normalmente. “A PM não irá isolar o trânsito no Coqueiro, garantindo o fluxo normal de veículos. Estaremos em atitude de fiscalização porque no último evento tivemos diversos excessos cometidos pelos torcedores”, relatou.

Tolerância Zero

Ainda segundo Luciano Reis, os órgãos fiscalizadores irão atuar em regime de tolerância zero na venda de bebida alcoólica para menores e som automotivo. “Atuaremos com tolerância zero, juntamente com o comissariado de menores, na questão da venda de bebida alcoólica ou até mesmo àquelas pessoas que servem bebida alcoólica ao menor e também no uso abusivo do som automotivo. O policiamento será reforçado”, comentou.
Segundo o Capitão Luciano, o objetivo é proporcionar segurança a todos. “Estabelecemos estas estratégias por entender ser a melhor para a segurança em nossa cidade”, finalizou.
Para o Prefeito de Manhuaçu, Adejair Barros, as autoridades estão preocupadas com os abusos que aconteceram na terça-feira, 15. “Os Poderes Executivo e Judiciário e as Polícias Militar e Civil estão preocupadas com a segurança da comunidade. Por isso, pedimos aos torcedores que não façam tanta bagunça e desordem. Vamos tomar atitudes que visem o bem estar de todos”, salientou o prefeito.
O representante do Comissariado da Infância e Adolescência, Flávio Lacerda, falou sobre a fiscalização. “Estaremos atuando na prevenção ou até mesmo na repressão à venda de bebida alcoólica para menores. Vamos fazer a autuação e encaminhar à Polícia Civil para as devidas medidas. Iremos responsabilizar os comerciantes, pais ou pessoas que fornecerem bebidas alcoólicas para os menores. Vamos circular por todos os locais em que exista aglomeração de pessoas”, concluiu.

Exagero e assassinato

Toda a mobilização das autoridades tem justificativa. Após o primeiro jogo do Brasil, os torcedores foram às ruas para festejar a vitória. Alguns passaram dos limites e no Bairro Coqueiro onde a concentração de pessoas foi maior, além dos abusos, um assassinato aconteceu, onde um rapaz aproveitou o momento e esfaqueou um jovem de 19 anos, por desavenças passadas em um show que aconteceu no Parque de Exposição de Manhuaçu.

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010