domingo, 23 de maio de 2010

Realeza: Fechamento de Pelotão PM preocupa distritos

Destacamento da PMMG em Realeza. Localização estratégica às margens das rodovias BR 116 e BR 262
(Foto: Lucas C. Sette / PR)
(Reportagem extraída do Manhuaçu.com em 23/05/2010) O Vereador Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria” manifestou sua preocupação com o fechamento do Pelotão da Polícia Militar no Distrito de Realeza. Em sua explanação durante reunião ordinária, na Câmara, na manhã desta quinta-feira, Jorge do Ibéria ressaltou que Manhuaçu possui extenso território, com várias localidades rurais que necessitam de policiamento, além dos distritos. O Vereador reiterou sua preocupação com a segurança pública em locais como Vilanova, Santo Amaro de Minas, Realeza, São Pedro do Avaí, sobretudo os locais onde existe a atuação da conhecida Patrulha Rural, da Polícia Militar.
O Vereador Jorge do Ibéria solicitou à Mesa Diretora o envio de Requerimento ao Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, reivindicando esclarecimentos a respeito desta mudança constatada em Realeza. “A gente fica sem saber o que dizer para a comunidade, o que está acontecendo, uma vez que não fomos avisados sobre a desativação deste Pelotão. A comunidade local vinha trabalhando a prevenção ao crime juntamente com o Subtenente Gonçalves, que era o Comandante da unidade policial lá. Apesar deste trabalho muito bom que vinha acontecendo, hoje, nos deparamos com esta constatação de que não existe Pelotão em Realeza. Uma vez, sem este pelotão, os demais distritos também ficarão sem atendimento. Uma vez ou outra, uma viatura está saindo de Manhuaçu com policiais que não conhecem a região, e, com isto, a comunidade está ficando prejudicada. Nós queremos uma resposta do Comandante, para sabermos o que teremos que fazer para ter novamente o Pelotão em nosso Distrito, porque a segurança pública é um direito de todo cidadão”, comentou.
“Eles não podiam ter retirado este Pelotão sem nos avisar, uma vez que a comunidade vem ajudando, sendo que os próprios vereadores doaram um carro para a Patrulha Rural, proprietários ajudaram com café para comprar moto para fazer patrulhamento, e, no entanto, hoje, nos deparamos com a falta de segurança. Então, precisamos ter um amparo legal para saber o que está acontecendo, para saber se isto realmente está certo; para saber se nós, moradores dos distritos, não precisamos de segurança, se é só a cidade que precisa, e, os distritos, às vezes, não são contados, não é? Somos cidadãos que pagam impostos e precisamos de segurança. Acho que houve uma falha do Comando do Batalhão em não explicar pra nós o que está acontecendo”, desabafou Jorge do Ibéria.
Ao comentar o assunto, o Presidente da Câmara, Antônio Carlos Xavier da Gama “Toninho Gama”, mencionou a possibilidade de haver uma reunião entre os vereadores e o comando do 11º BPM a respeito da questão, nos próximos dias.

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010