domingo, 20 de junho de 2010

Hélio Costa continua líder com folga

Hélio Costa, pré-candidato apoiado por Lula e Antônio Anastasia, apoiado pelo ex-governador Aécio Neves
concentram a preferência do eleitorado mineiro
(Foto-montagem: Divulgação)
O pré-candidato da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Minas Gerais (PT), o senador Hélio Costa (PMDB), lidera pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto DataTempo/CP2 com boa margem de frente em relação ao adversário mais próximo, o governador Antonio Anastasia (PSDB), que tem o apoio do ex-governador Aécio Neves (PSDB).
No primeiro cenário da pesquisa, realizada entre os dias 9 e 13 de junho, Hélio Costa tem 41,00% das intenções de voto contra 19,75% de Antonio Anastasia - são 21,25 pontos percentuais de diferença. Dizem que não sabem em quem votar ou não respondem 16,94% dos pesquisados. Outros 10,60% afirmam que não votariam em nenhum candidato. O deputado estadual Zezé Perrella (PDT) registra 4,86% das intenções de voto. Afirmam que poderiam votar em todos os candidatos 3,84%. Já a candidata do PSTU, a professora Vanessa Portugal, conta com 1,75% da preferência do eleitorado. O deputado federal José Fernando Aparecido (PV) tem 0,68%, e Maria da Consolação, do PSOL, 0,58%.
No segundo cenário, em que constam como candidatos Hélio Costa, Antonio Anastasia e José Fernando Aparecido, o peemedebista amplia a liderança. Nessa situação, o senador peemedebista tem 46,40% das intenções de voto contra 20,82% do tucano, o que significa 25,58 pontos percentuais de vantagem. Nesse quadro, dizem que não sabem em quem votar ou não respondem 16,78% dos questionados. Outros 11,28% afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos. José Fernando Aparecido registra 1,07% da preferência do eleitorado.
Em um eventual segundo turno, Costa vence Anastasia, com 49,22% das intenções de voto contra 22,32%. Nessa situação, 20,58% dos entrevistados afirmam que não sabem em quem votar ou não respondem. Outros 5,30% dizem que vão anular o voto e somente 2,58% declaram voto em branco.
Dianteira. Em todas as pesquisas realizadas pelo Instituto DataTempo/CP2 neste ano, Hélio Costa ficou na liderança. Ele registrou 57,90% das intenções de voto em fevereiro e 52,52%, em maio e agora tem 46,40%. Já Antonio Anastasia, no mesmo período, passou de 15,70% para 16,05% das intenções de voto. No momento, segundo o levantamento, o governador do PSDB registra 20,82%.

Empate no levantamento espontâneo

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao entrevistado, Hélio Costa e Antonio Anastasia estão muito próximos. Considerando a margem de erro do levantamento, de 2,19 pontos percentuais, há praticamente um empate técnico. O senador peemedebista contabiliza, nesse quadro, 11,67% das intenções de voto e Anastasia conta com 9,19% da preferência do eleitorado.
O ex-governador Aécio Neves, que não é candidato ao governo e vai tentar uma vaga ao Senado, é citado por 8,75% dos entrevistados. Já o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) é lembrado por 1,17% dos pesquisados, e o ex-presidente Itamar Franco (PPS) obtém 0,78% das intenções de voto – ambos são candidatos ao Senado.

Desempenhos melhores em segmentos opostos

Segundo pesquisa DataTempo/CP2, o senador Hélio Costa (PMDB) consegue melhor desempenho dentre as faixas de eleitores com menor escolaridade e renda. Já o seu adversário, o governador Antonio Anastasia (PSDB), alcança percentuais mais elevados de preferência do eleitorado dentre os eleitores com curso superior e renda mais alta. Anastasia vence Costa na faixa de eleitores com curso superior. Nessa situação, o peemedebista tem 31,70% das intenções de voto contra 34,20% do tucano.
Já dentre os eleitores que estudaram até a antiga quarta série do ensino fundamental, o senador Hélio Costa obtém 50,00% das intenções de voto contra 14,50% do governador Antonio Anastasia.
O desempenho de Costa vai melhorando à medida que a renda diminui. Ele consegue 49,40% na faixa que recebe até dois salários mínimos e 38,9% dentre os eleitores com renda de dez salários mínimos ou mais.
Caminho oposto é verificado no desempenho de Antonio Anastasia, que obtém maior percentual (31,80%) de intenções de voto dentre aqueles que ganham dez salários mínimos ou mais e o pior índice na faixa de eleitores que recebem até dois salários mínimos (14,00%).

Melhor resultado do PMDB é na região Central e Triângulo

O líder da pesquisa DataTempo/CP2, senador Hélio Costa (PMDB), tem melhor desempenho na região Central do Estado, onde consegue 71,40% das intenções de voto. No Triângulo Mineiro, o senador também alcança bom resultado, 54,40%.
Já na Zona da Mata, o senador contabiliza o pior desempenho (40,00%). Situação semelhante é verificada nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, onde a preferência do eleitorado por Costa é de 41,90%.
Antonio Anastasia alcança percentuais mais altos de intenções de voto na região metropolitana de Belo Horizonte (26,90%) e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri (23,40%). A preferência por Anastasia é menor na região Central (11,50%) e no Triângulo (12,20%), onde o senador Hélio Costa aparece muito bem.


Portal Realeza

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010