Desastre Ambiental: Vazamento em minero duto da Samarco em Espera Feliz
Reportagem extraída do Click Carangola em 26/07/2010.
(Foto: Reprodução) |
Como o rio Sebastião é um dos afluentes da bacia do Itabapoana, a expectativa é que as cidades de Guaçuí, Dores do Rio Preto, São José do Calçado e Bom Jesus do Norte, no Espírito Santo, e ainda Natividade, Varresai, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Campos e São Francisco do Itabapoana, no Rio de Janeiro, também sintam os efeitos do vazamento.
Equipes da Defesa Civil de Espera Feliz e da empresa trabalham no local para conter o vazamento. A captação de água feita no trecho onde houve o acidente ambiental foi suspensa em Espera Feliz. A cidade tem 22 mil habitantes e está usando água dos reservatórios.
"A empresa diz que não é tóxico, mas muitos peixes estão morrendo. Acreditamos que a mancha já deve estar chegando às cidades mais próximas, como Guaçuí", diz o secretário de Meio Ambiente de Espera Feliz, Renato Milhiolo.
Ainda de acordo com o secretário, cerca de 30 mil pessoas atingidas. "Vamos decretar situação de emergência em Espera Feliz", afirma Renato.
Dutos da Samarco
Os dutos da empresa Samarco saem de Mariana, em Minas Gerais e desembocam em Ubú, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo. São 400 quilômetros de tubulação que ficam de dois a cinco metros abaixo dos rios. O duto mais antigo data de 35 anos e o mais novo existe há dois anos. A empresa já disponibilizou cinco caminhões pipas para abastecer os moradores das cidades e está no local com técnicos e engenheiros.
Esclarecimento da empresa
(Foto: reprodução) |
Desde domingo foi iniciado o trabalho de escavação para início dos reparos. O material transportado dentro da tubulação não é tóxico, composto basicamente por água e minério de ferro. A equipe técnica da Samarco já se encontra no local e as medidas para sanar os impactos causados pelo vazamento estão sendo tomadas.