domingo, 25 de julho de 2010

Icebergs: Esculturas maravilhosas da natureza

Durante uma expedição à Antártida, o fotógrafo americano Steven Kozlowski registrou imagens de esculturas de gelo formadas pela natureza na ponta de icebergs.
Para fotografar as imensas "obras de arte" lapidadas pelos ventos polares, pela água e por temperaturas abaixo de zero no oeste da Antártida, Kozlowski navegou pela região à bordo de um barco a motor de 62 pés.
"Há muitas formas que você não vê normalmente na natureza", relatou o fotógrafo a respeito das esculturas nos icebergs. "É como se elas tivessem sido criadas por um mestre escultor", comentou. "Ao vê-las, tudo o que podia pensar era como a natureza é bela e como suas forças são criativas", concluiu.
Formado em biologia marinha, o fotógrafo de 40 anos abandonou a carreira acadêmica para se dedicar à fotografia selvagem, principalmente no Alasca.

O que são icebergs

São pedaços de gelo gigantescos flutuando no mar. Seu nome tem origem do inglês ice = "gelo" + sueco e alemão berg = "montanha". A porção maior de um iceberg fica embaixo da água, invisível, mas algo importante a saber é que essas placas de gelo aparentemente estéreis abrigam também um ecossistema próprio, bastante complexo e dão forma aos ecossistemas pelos quais passam.
Os icebergs podem parecer bastante ameaçadores - espalham-se pelas latitudes oceânicas elevadas como minas e um deles causou o naufrágio do Titanic no princípio do século XX, um navio considerado impossível de se afundar na época. Eles também parecem muito promissores – seria realmente possível rebocar um deles até regiões de poucos recursos hídricos e derretê-lo para propiciar água potável? Seria possível viver em um deles?
Os cientistas ainda estão aprendendo sobre os icebergs. Estudá-los é difícil e pode ser difícil até mesmo chegar a eles. Embora saibamos de onde eles vêm e tenhamos uma ideia geral sobre a maneira pela qual se comportam, toda expedição a um iceberg revela algo de novo. De blocos flutuantes não maiores que um carro a ilhas do tamanho do Estado do Alagoas, os icebergs tomam muitas formas diferentes.

Icebergs coloridos

A maior parte dos icebergs é azul, da cor do gelo glacial comprimido. Depois que passam por alguns ciclos de congelamento e degelo, eles se tornam brancos, da cor do gelo que contém bolhas de ar aprisionadas em seu interior. Alguns raros icebergs antárticos exibem um tom vistoso de verde. Eles se formam na porção inferior das espessas camadas de gelo da Antártida, onde estiveram em contato com a água do mar por séculos. A água marinha se congela como parte da formação, e como ela contém matéria orgânica dissolvida, ganha um tom amarelado, esverdeado ou marrom.
Quando a camada de gelo entra em colapso, os icebergs resultantes inicialmente se assemelham a todos os demais, mas, quando começam a derreter, alguns invertem sua posição. O gelo azul dos icebergs combinado à matéria orgânica gera a coloração esverdeada.

Galeria de Imagens

(Fotos: Steven Kozlowski )

Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010