terça-feira, 6 de julho de 2010

Manhuaçu: Grupamento de Trânsito da PM intensifica fiscalização

Polícia Militar está utilizando os meios de comunicação para orientar e
conscientizar a população, em seguida, a fiscalização nas ruas
será maior e acontecerá a aplicação de multas
(foto: Geilson Dangelo)
(Reportagem extraída do Manhuaçu.com em 06/07/2010) O uso do cinto de segurança, da viseira baixa para motociclistas e do aparelho celular na direção será fiscalizado com maior intensidade pelo GPTRAN (Grupo de Policiamento de Trânsito de Manhuaçu).
Segundo o Soldado Mateus, a princípio, a Polícia Militar está utilizando os meios de comunicação da cidade para orientar e conscientizar a população, em seguida, a fiscalização nas ruas será maior e acontecerá a aplicação de multas.
“Estamos fazendo uma campanha de conscientização do uso de cinto de segurança, do uso da viseira baixa para capacete ou dos óculos de proteção e da faixa de pedestre visando sempre a segurança no trânsito”, comentou o Soldado Mateus.
“É necessário o uso do cinto em todas as vias do território brasileiro, conforme consta no Contran no Artigo 65. Será feita uma multa pra cada um do carro que estiver sem o cinto. O infrator é o condutor, sendo que é uma falta média resultando em cinco pontos na carteira. O não uso da viseira é infração gravíssima, gerando sete pontos. Também cabe a apreensão da carteira e se não tiver um condutor habilitado pra retirar a motocicleta, o veículo será removido ao pátio municipal”, detalhou Mateus.
De acordo com o militar, durante o trabalho da PM, haverá a aplicação de multa. “Estamos num trabalho de orientação, mas na rua, vamos multar. Não queremos ter o desprazer de confeccionar multa pra ninguém, por isso contamos com a colaboração de todos”, salientou. O soldado também acrescentou que toda semana é realizada blitz.

Faixa de pedestre

Em agosto, o Programa Olho Vivo na Faixa completa quatro anos. Por isso, o GPTRAN também estuda uma programação a fim de fortalecer a educação dos motoristas e pedestres. “Estamos orientando primeiramente os motoristas e motociclistas e depois os pedestres, sendo que contamos com a colaboração de todos. Quando o pedestre for atravessar, é aconselhável sinalizar e aguardar o veículo parar. Sabemos que nosso trânsito é caótico e nossa intenção é trazer a segurança a todos”, disse.
“Sobre o aniversário, vamos fazer o planejamento e a princípio estamos montando um projeto para dar aulas nas escolas, orientando as crianças e adolescentes”, relatou o Soldado Mateus.

Direção x celular

Está comprovado que direção e aparelho celular não combinam. Este problema já foi também percebido em Manhuaçu e a equipe de trânsito vai batalhar para solucioná-lo, aplicando multas. “É um problema muito sério que vem acontecendo e a penalidade é quatro pontos na carteira totalizando R$85,13, além de ser um grande prejuízo para o motorista, tirando a atenção, podendo resultar em acidente. Para aplicar a multa, não temos a necessidade de parar o veículo”, comentou o Soldado Knupp.

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010