11 mortos em acidente com ônibus da APAE de Ipatinga
![]() |
O ônibus caiu de uma altura de 30 metros (Foto: Reprodução / Gustavo Andrade / O tempo) |
Onze pessoas morreram e 22 ficaram feridas após um ônibus que levava integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ipatinga (MG) e de entidades da região cair numa ribanceira de cerca de 30 metros. O acidente ocorreu na madrugada deste domingo (17) na ponte sobre o Rio Araçuaí, na Rodovia MG-451, em Carbonita, região do Vale do Jequitinhonha, a 465 km de Belo Horizonte.
Segundo a Polícia Militar, o ônibus voltava da cidade de Montes Claros, onde os membros da APAE participaram de competições válidas pelos Jogos Internos de Minas Gerais (Jimi), e seguia em direção à Ipatinga. O veículo transportava 34 pessoas, entre integrantes da APAE de Ipatinga e de outras entidades, e havia sido fretado pela prefeitura da cidade. O motorista do coletivo tentou ultrapassar outro ônibus e acabou perdendo a direção, caindo na ribanceira.
De acordo com a APAE de Ipatinga, sete das 11 vítimas eram membros da entidade, sendo cinco alunos e dois funcionários. Outras duas faziam parte da Associação Esportiva e Recreativa Usipa e mais duas eram da Associação de Deficientes Visuais (Adevip).
A APAE de Carbonita, que ajudou no atendimento inicial às vítimas, informou ainda que os alunos tinham mais de 20 anos e haviam ganhado medalhas nos Jogos do Interior de Minas.
Socorro
Policiais militares de Carbonita, policiais rodoviários estaduais e bombeiros de Diamantina foram acionados para resgatar as vítimas. O presidente da escola da APAE de Ipatinga, Francisco Eduardo Rodrigues, se deslocou até a região do acidente, onde praticamente não havia sinal de telefone celular e as condições de comunicação eram ruins.
Entre os sobreviventes, 14 continuavam internados no Hospital Municipal de Carbonita e os demais no Hospital Municipal de Itamarandiba (MG) até às 20 horas de ontem. Os corpos dos 11 mortos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Diamantina.
No início da tarde de ontem, 12 vítimas liberadas do Hospital São Vicente de Paula de Carbonita foram encaminhadas à APAE da cidade, onde almoçaram e descansaram. No início da noite, elas foram transferidas para a APAE de Ipatinga. Lá, elas passarão por nova avaliação médica, já que algumas delas estão muito machucadas, segundo funcionárias da APAE de Carbonita.
Dois outros alunos da entidade foram liberados de hospitais em cidades vizinhas. Dois membros da APAE de Ipatinga seguem internados em estado grave em Carbonita: uma aluna e uma professora.
Lista de óbitos tem atleta paraolímpico
Acidente aconteceu quando ônibus fretado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ipatinga colidiu na lateral de outro ônibus e caiu no rio Araçuaí. A lista abaixo é preliminar e pode ter alterações. Entre os mortos estão cinco alunos da APAE, funcionários da instituição, atletas da Usipa.
-Mara Helena de Castro, professora da APAE
-Vinícius Nonato Nunes,18 anos, aluno
-Júlio César Serapião, 18 anos, aluno
-Marcelo Henrique Avelar, 23 anos, aluno
-Marlon Honório S. Willian, 18 anos aluno
-Lucas Augusto Moreira Silva, 14 anos aluno
-Sandro Alex Cruz, 33 anos, velocista - atleta portador de deficiência, Usipa
-Fabrício de Almeida, 29, enfermeiro da APAE
-Luzia de Paiva Nogueira, 51, funcionária da Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (Adevipa)
-Maria de Fátima da Silva, 51 anos
-Maria Isabel Perboyre, 46, Esportista da Usipa - Enxadrista
Entre as vítimas, Sandro Alex é um campeão, com várias medalhas. Entre os eventos dos quais participou, representou o Brasil nos Jogos Pan-americanos de Atletismo em 1999 no México e no Mundial Para desportivo, em 1999, na Espanha. O atleta usipense também participou dos Jogos Paraolímpicos de Sidney, na Austrália.
![]() |
(Foto: Reprodução / Ilson Gomes e Fábio Alexsandro) |
Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com