Benefício do Bolsa Família será pago pelo celular em 2011
![]() |
(Imagem: Reprodução) |
Projeto experimental pretende utilizar plataforma móvel para realizar os pagamentos do Bolsa Família e, adicionalmente, permitir que os cerca de 50 milhões de cidadãos beneficiados possam realizar algumas transações financeiras, está em estudo pelos técnicos do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Durante o Mobile Money Brasil, evento encerrado no dia 26 de outubro em São Paulo, Anderson Brandão, diretor de benefícios do MDS, observou que o uso de telefones celulares pode reduzir os custos dos serviços financeiros envolvidos na distribuição dos recursos para a população.
José Antônio Marciano, chefe do Departamento de Operações Bancárias do Banco Central, observou que o dinheiro ainda é o meio mais utilizado para o pagamento de contas no Brasil e que as outras formas de pagamento bastante utilizadas hoje no país são os cartões de crédito e débito (21% de crescimento entre 2004 e 2009) e os meios eletrônicos como a internet, principalmente em operações de transferência de crédito (19% de aumento).
É nesse cenário, segundo ele, que os serviços financeiros móveis terão que se inserir. “Há um grande potencial de mercado, uma vez que uma boa parcela da população não tem acesso a serviços financeiros e 99,6% dos municípios no Brasil são cobertos pelo serviço móvel”, disse Marciano. Além disso, ele lembrou que o mobile money poderá atender à demanda por um substituto para pagamentos de baixo valor, por instrumentos alternativos de pagamento para o comércio ambulante e profissionais liberais e, ainda, de pessoa a pessoa.
Entre as características que considera importantes para o pagamento móvel, Marciano destacou a simplicidade de uso, a universalidade (para que haja independência de banco, operadora e aparelhos), a segurança, privacidade e a padronização. “Além disso, é importante ter custo competitivo, eficiência e agilidade no pagamento”, acrescentou.
Bolsa Família
A novidade está sendo avaliada por um grupo de trabalho criado pela Caixa Econômica Federal, para permitir que os beneficiários do programa Bolsa Família passem a receber seu benefício pelo celular. O serviço deverá ser implantado no início de 2011. Para tal, o telefone será equipado com um novo chip, que transformará o telefone em um cartão de pagamento. Com isso, o “Bolsa Celular" será o primeiro passo da Caixa rumo à prestação de serviços de telefonia.
Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com