terça-feira, 16 de novembro de 2010

Veículos vão ter chip de identificação a partir de 2011

(Imagem: Divulgação)
A partir de 2011, automóveis, motos, ônibus e caminhões de todo o país começam a receber o chip de identificação, que fornecerá informações em tempo real sobre os veículos. o novo sistema, denominado Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), tem como principal objetivo inibir roubos e furtos, além de ajudar na gestão do tráfego e fiscalizar, por exemplo, o rodízio em grandes cidades. O uso da etiqueta eletrônica (TAG) será obrigatório a partir de 2014. A infração será considerada grave, com multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na carteira e retenção do veículo.
Esses chips podem fiscalizar praticamente tudo: se o carro fez inspeção veicular; se está com o IPVA, o licenciamento e multas em dia; se está respeitando o horário de rodízio e até por quais ruas está circulando. O poder público saberá, em tempo real, onde estão todos os veículos da cidade.
Segundo especialistas, o fim da privacidade pode trazer alguma vantagem. No caso de roubo ou furto do automóvel, será possível que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) descubra para onde o ladrão levou o veículo e avise a polícia.
A resolução 227 do Denatran foi publicada no dia 30 de março deste ano e definiu a tecnologia que será usada no Brasil. Um adesivo eletrônico, chamado RFID (identificação por radiofrequência, na sigla em inglês), será instalado nos para-brisas dos veículos. Antenas espalhadas pelas ruas farão a captação dos sinais. Serão repassados a uma central de dados como o número do chassi, da placa, nome do proprietário e a situação tributária do veículo. A resolução define, por exemplo, como o chip será desligado caso alguém tente removê-lo do veículo.
Diversos países do mundo têm sistemas parecidos.

Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010