Campanha Papai Noel dos Correios 2010 é aberta em Manhuaçu
![]() |
| Os funcionários dos Correios junto com Papai Noel (Foto: E.C.Sette / PR) |
Com uma cerimônia festiva nesta segunda-feira (08), na agência central dos Correios em Manhuaçu, foi aberta a campanha de Natal dos Correios que contou com a presença de alunos da E. E. Monsenhor Gonzalez. As crianças recitaram poemas e poesias de autores conhecidos da literatura brasileira para todos os presentes, que em sua maioria eram os usuários dos Correios que aguardavam atendimento.
O ponto alto da cerimonia foi a vinda do Papai Noel, que distribuiu lembrancinhas e tirou foto com todas as crianças presentes.
A campanha
Todos os anos, milhares de cartas chegam às agências em todo o estado de Minas Gerais, cujos remetentes são crianças à espera de um padrinho.
Tem-se início assim o ciclo 2010 do Projeto Papai Noel dos Correios, que acontece em Minas Gerais desde 1989 e em todo o Brasil desde 1997. A partir desta data acontece o recebimento das correspondências destinadas ao Papai Noel. A campanha em 2010 segue os mesmos moldes do ano passado, aceitando somente as cartas de crianças que estiverem matriculadas em instituições de ensino, abrigos e creches da rede pública. Para poder participar, o aluno deve ter até 10 anos de idade ou estar cursando até o 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental. Vale lembrar que será aceito apenas os pedidos enviados diretamente pelas escolas.
A metodologia de vincular a campanha ao tema "educação" está diretamente relacionada ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em especial aos itens 2 - Educação básica de qualidade para todos - e 8 - Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Os interessados em adotar uma cartinha da Campanha Papai Noel dos Correios podem procurar, de 08/11 a 03/12 agências centrais nos municípios da Sede da Região de Vendas de Manhuaçu.
Resultados 2009
![]() |
| O Coordenador de Vendas dos Correios de Manhuaçu, Vanderlei Magno Elias abriu a campanha (Foto: Divulgação) |
Mais uma vez Minas Gerais demonstra sua solidariedade por meio da campanha Papai Noel dos Correios. A mobilização dos mineiros em todas as regiões do Estado foi responsável pelo atendimento a quase 150 mil cartinhas, das 165 mil enviadas ao “bom velhinho” no Natal de 2009, número que ultrapassou a expectativa da empresa, que era, inicialmente, de atender a 130 mil pedidos. A participação intensa da sociedade contribuiu para que a campanha mantivesse o elevado índice de apadrinhamento em Minas, acima de 90%. Vale destacar que, no ano passado, várias regiões adotaram 100% das cartinhas, como o Triângulo Mineiro, o Vale do Jequitinhonha-Mucuri, o Norte e o Leste de Minas. Belo Horizonte também merece destaque, já que é responsável pelo maior volume de cartas apadrinhadas em todo o Estado, mais de 55 mil (92% das cartas cadastradas na região).
![]() |
| Alunos da E. E. Monsenhor Gonzalez recitaram poemas e poesias que encantaram a todos os presentes (Foto: E.C.Sette / PR) |
Além das milhares de pessoas que vão até os Correios na época de Natal em busca das cartinhas para adoção, é fundamental o apoio de empresas para o sucesso da campanha. Instituições como a Fundação da Associação Comercial de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça do Estado, a Drogaria Araújo, o colégio Marista/Dom Silvério e a Cemig, por exemplo, foram responsáveis, juntas, pelo apadrinhamento de 21 mil cartinhas. A Emater também colaborou com a disponibilização de empregados voluntários na leitura de cartas. A campanha Papai Noel dos Correios, que nasceu em Minas, em 1989, busca proporcionar às milhares de crianças carentes que escrevem cartas para o "bom velhinho" a realização dos pedidos de Natal e aos cidadãos brasileiros o sonho de ser o Papai Noel delas, nem que seja por um dia. Atualmente integra as ações de responsabilidade social da empresa e o desempenho bem-sucedido que vem alcançando nos últimos anos mostra que a iniciativa não pertence mais somente à ECT. Os Correios desempenham o papel de operador logístico da campanha, que tem nas empresas e na sociedade a principal força de sua sustentação.
E este pensamento está resumido na declaração de Vanderlei Magno Elias, Coordenador de Vendas dos Correios em Manhuaçu: "O sucesso da campanha se dá devido não apenas pelo comprometimento dos funcionários dos Correios, mas principalmente pelo apoio da população e empresários a esta causa nobre".
Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com



