terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Baixo número de ausentes comprova sucesso do vestibular da UFV em Realeza

Vestibulandos durante aplicação das provas em Realeza
(Foto: E.C.Sette / PR)
Ocorreram neste sábado (04) e domingo (05) os exames do Vestibular 2011 da Universidade Federal de Viçosa (UFV). E como já havia acontecido no ano de 2009, a E. E. Dr. Eloy Werner no distrito de Realeza foi definida pelos coordenadores como o local da Região de Manhuaçu a ser administrado este processo seletivo e também o PASES I, II e III – Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior.
Para os coordenadores esta escolha aconteceu devido a dois importantes fatores: o primeiro foi por questão de logística, já que esta comunidade encontra-se no entroncamento das duas rodovias federais que cortam a região, possibilitando fácil deslocamento, uma vez que há candidatos que vieram de cidades como Caratinga, Mutum, Carangola e também da região oeste do estado do Espírito Santo; outro fator que pesou na escolha foi a localização e condições oferecidas pela escola, longe do trânsito pesado e bem estruturada para oferecer aos vestibulandos os meios necessários para fazerem suas provas sem serem atrapalhados por interferências externas.

Processo seletivo

A UFV é considerada uma das melhores universidades do país, atraindo estudantes de todas as partes, inclusive um grande número de pessoas de outros países, sendo assim, seu vestibular se torna bastante concorrido. E a cidade que abriga o campus principal não teria condições hoje de abrigar o grande número de inscritos. O vestibular UFV 2011 foi o vestibular com maior número de inscritos da história da Universidade, foram 23.511 candidatos. Esse número é 4,68% superior à quantidade de inscritos no processo seletivo do último ano. Devido a este grande número de interessados, a UFV tem optado pela administração de seu processo seletivo em locais estratégicos do Estado de Minas Gerais. Este ano as provas foram aplicadas em Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Divinópolis, Florestal, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itaobim, Juiz de Fora, Manhuaçu (Realeza), Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Rio Paranaíba, Ubá, Uberlândia e Viçosa. Além destas cidades mineiras, houve também aplicação de provas em Cachoeiro de Itapemirim e Vitória, no Estado do Espírito Santo.
Para o diretor assistente da Divisão de Vestibular e Exames (DVE), André Luís Lopes de Faria, o número de candidatos surpreendeu já que neste ano foram fechados alguns locais de aplicação de prova, mas mesmo assim houve aumento na quantidade de inscritos. Segundo o diretor, esse considerável número de candidatos pode ser justificado pelo fato da UFV ter nível de excelência e por utilizar o Enem na composição das notas e no preenchimento de 20% das vagas oferecidas no processo seletivo.

Normalidade


Coordenadores Cláudio Espeschit e Claudiane Rocha Roque
(Foto: E.C.Sette)

Muito respeitada no meio acadêmico pela lisura com que aplica seu processo seletivo, a UFV agiu criteriosamente e com o máximo de segurança durante todo o procedimento em Realeza, enviando funcionários altamente qualificados e com larga experiência nesse sentido, com o objetivo de que tudo ocorresse na maior normalidade. Tamanho cuidado pode ser observado após o término das provas, em que não foi constatada nenhuma questão irregular que ocasionasse em uma eventual eliminação. “A preocupação com a segurança é muito grande, pois um vestibular como este tem um custo muito elevado e se houver uma quebra de sigilo ele pode ser até cancelado”, disse Cláudio Espeschit, coordenador do vestibular da Região de Manhuaçu.

Comparecimento

Vestibulares geralmente são marcados com uma média de desistências em torno de 20 a 30%. Deste modo, o exame seletivo da UFV na região foi considerado um sucesso por seu coordenador. “Nós tivemos praticamente 10% de ausentes, sendo um número considerado muito baixo. Isso mostra que está havendo um amadurecimento dos candidatos. Nós ficamos impressionados também com a diversidade dos locais de origem dos candidatos, vindo gente até mesmo de Colatina. Isso mostra que a região de Manhuaçu é polo centralizador, que na verdade é o que buscamos quando definimos o local onde serão administrados os exames”.

Balanço positivo

Questionado se o sucesso do processo seletivo em Realeza seria fator relevante para a permanência do local para os exames nos anos seguintes, o coordenador foi claro: “A coordenação local foi bastante eficiente, se empenhando muito para que não houvesse dificuldades durante os dias de aplicação das provas. O balanço foi muito positivo, sendo este o melhor ano que tivemos aqui, esperamos voltar mais vezes”. Concluiu Cláudio Espeschit.
Para Claudiane Rocha Roque, funcionária pública da E. E. Dr. Eloy Werner e coordenadora local deste processo seletivo na Região de Manhuaçu, a experiência foi bastante gratificante. “Promover um evento deste é muito importante, pois ter o reconhecimento destes profissionais engrandece nossa escola, tornando-a conhecida regionalmente. Procuramos tornar as instalações o mais confortável e prática possível para atender aos vestibulandos, inclusive agradecendo à Prefeitura Municipal de Manhuaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, que deslocou uma ambulância para ficar durante a aplicação das provas caso houvesse alguma emergência. Gostaria de agradecer à toda a comunidade de Realeza e em especial aos funcionários da nossa escola, que não mediram esforços para fazer deste evento um grande sucesso. E também aos funcionários da UFV que nos deram esta oportunidade de estar promovendo o vestibular aqui”. Concluiu.

Membros da equipe da UFV e da Região de Manhuaçu que aplicaram o vestibilar 2011 em Realeza
(Foto: E.C.Sette)

Gabarito
Clique AQUI para acessar a página da UFV com os gabaritos das provas de Vestibular e PASES I, II e III

Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010