sábado, 26 de fevereiro de 2011

Trânsito está totalmente liberado em Realeza

Foto tirada por celular no momento do acidente
(Imagem: E.C.Sette / PR)
Nos primeiros minutos deste domingo (27), o trânsito foi liberado na rodovia BR 262. O mesmo já havia ocorrido uma hora antes na rodovia BR 116, que até então permitia um fluxo alternado de veículos no local do acidente que causou grandes transtornos em toda a região. Ao todo, foram exatamente 30 horas de paralização total da estrada que liga Belo Horizonte a Vitória (ES) e de 22 horas na rodovia Santos Dumont, mais conhecida como Rio-Bahia. Esta foi a maior paralização ocorrida no entroncamento destas duas rodovias em Realeza. “Em outras épocas, como em 1979, as duas estradas permaneceram por longos dias paralisadas aqui na comunidade, devido às fortes chuvas que caíram na região no início daquele ano, por causa da queda de barreiras e pontes em vários lugares. Mas é a primeira vez que isso acontece sem que o motivo tivesse sido por causas naturais”, Disse um morador antigo da comunidade.
Os prejuízos acumulados desde o início da noite de sexta-feira (25) foram inúmeros. Cargas perecíveis com hora marcada de chegar ficaram retidas nos quatro sentidos das duas rodovias. Vários ônibus de passageiros ficaram retidos ao longo das estradas, sendo que somente no sábado pela manhã, foi possível que a Polícia Rodoviária Federal pudesse montar um esquema de comboio dos coletivos para as paradas em Realeza. Pessoas com problemas de saúde, idosos e crianças passaram a noite de sexta-feira para sábado presas nos veículos sem condições de atendimento. A verdade é que após o ocorrido, centenas de pessoas terão sua história para contar e guardar na memória, referentes a estas horas perdidas.
Talvez estes transtornos pudessem ter sido menores se a empresa responsável pela carga não demorasse tanto para retirá-la do local. A mesma alegou que não fazia este tipo de serviço durante a noite, esperando o amanhecer do sábado para começar a preparar o esquema de transbordo do material tóxico derramado durante o acidente. Acontecimentos deste tipo podem servir de alerta aos governos estaduais e federal para que haja fiscalização mais rigorosa destas cargas perigosas que cortam o país.

O acidente

As rodovias BR 262 e 116 estavam interditadas em seu entroncamento no Distrito de Realeza, após o acidente com uma carreta bi trem que transportava o produto químico ortoxileno, um composto de metil-benzeno. O fato ocorreu por volta das 18h00min desta sexta-feira (25) e desde então as duas estradas permaneciam bloqueadas.
A carreta transitava pela rodovia BR 116 no sentido Caratinga a Muriaé quando perdeu o controle vindo a cair na BR 262 que neste ponto fica a apenas cinco metros abaixo na altura do Posto Pequeno Príncipe. O motorista relatou aos agentes federais que o pneu dianteiro estourou causando o acidente, ele foi socorrido por populares sem ferimentos graves tão logo o veículo começou a pegar fogo, que foi contido minutos depois com a chegada do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu. O acidente gerou tumulto no local pela falta de informações do tipo de carga que era transportada, sendo que muitos pensaram se tratar de gasolina, além disso, ele ocorreu nas proximidades de um ponto de ônibus durante o horário de pico, quando as pessoas estavam retornando do trabalho.
(Imagem: Mateus Cerqueira / PR)
O veículo vinha do Polo de Camaçari na Bahia com destino à cidade de São Paulo. Os transtornos causados pelo acidente foram enormes, com muitas pessoas sendo obrigadas a passar a noite dentro de seus veículos presos nas rodovias. E de acordo com Ronirey Peixoto Eleotério, funcionário da empresa que se dirigiu para o local, a Trevel não faz a retirada da carga durante a noite. No entanto, até o início da tarde do sábado não tinha chegado veículos para fazer esta remoção, aumentando ainda mais os transtornos com o bloqueio das duas estradas. Até este momento, segundo o agente federal Leonardo Garcia, não era possível fazer contato com a Trevel para receber maiores informações sobre as medidas que seriam tomadas para a retirada da carreta.
Houve vazamento da carga que atingiu o córrego que corta o distrito e também o rio Manhuaçu. De acordo com Gentil Pazelli, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Manhuaçu), durante o dia aproximadamente 30% da captação é feita com água deste rio, deste modo a autarquia pediu através dos meios de comunicações locais, que a população faça economia. “Durante o dia a captação para atender a população de Manhuaçu está na ordem de 172 litros por segundo e tivemos que paralisar a captação feita com a água do rio Manhuaçu, reduzindo deste modo para 128 litros por segundo. Pedimos a compreensão da população que faça uma economia para que o atendimento não fique prejudicado até que a situação se normalize”, disse Gentil.

Alternativas de desvio

As alternativas nos primeiros instantes após o acidente para prosseguir a viagem sem passar por Realeza foram pelas estradas vicinais que ligam o Distrito de Santo Amaro de Minas à comunidade de Bom Jesus de Realeza e também a estrada que liga o Distrito de Vilanova ao Córrego Manhuaçuzinho, ou entrar em Santo Amaro de Minas e seguir até Vilanova, porém, nestes três trechos, com o excesso de trânsito por eles além da chuva que caiu no início da noite, tornou as estradas intransitáveis rapidamente.
Para quem transita pela BR 262, a alternativa sugerida pela PRF é entrar no trevo com sentido à cidade de Santa Margarida por um trecho asfaltado de aproximadamente 20 km e depois seguir durante 9 km por uma estrada de terra que oferece boas condições de tráfego, saindo na BR 116 distante aproximadamente 5 km de São João do Manhuaçu, depois seguir para Divino, Carangola e Manhumirim, voltando a pegar a BR 262 em Reduto. Quem trafega pela BR 116 deve tomar este trecho para Santa Margarida e ao chegar à BR 262, seguir até Rio Casca, entrando no trevo de acesso a São Pedro dos Ferros e seguir até Caratinga, aonde novamente chegará à BR 116. Segundo a PRF, estas duas rotas geram um desvio de aproximadamente 150 km. Uma alternativa para esta última rota para quem deseja seguir para alguma cidade próxima é entrar em Matipó e seguir por uma estrada de terra até a cidade de Caputira e depois seguir por rodovia asfaltada até o Distrito de São Pedro do Avaí.

Previsão de liberação

Segundo a Polícia Rodoviária Federal de Realeza, até o início da tarde do sábado (26), a guarnição do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu despejaria água na pista com caminhões pipa e durante este procedimento o trânsito será parcialmente liberado também na rodovia BR 262. Assim que a água dos caminhões acabar o trânsito será novamente fechado. Esta medida seria para que os veículos não espalhem a carga que é considerada altamente tóxica.

Portal Realeza
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