Vara Federal de Manhuaçu será inaugurada em junho
Prefeito Adejair Barros com o Juiz Federal Itelmar Raydan (Foto: Carlos Henrique Cruz) |
14 de Junho será um dia histórico para Manhuaçu e a região. A data ficará marcada pela instalação da Justiça Federal na região do Caparaó. A confirmação foi feita ao Prefeito Adejair Barros pelo Juiz Federal, Dr. Itelmar Raydan Evangelista, diretor do foro da Justiça Federal em Minas Gerais.
Inicialmente marcada para setembro, a instalação da Vara da Justiça Federal foi antecipada. Segundo o Prefeito Adejair Barros, na sexta-feira, o Juiz Itelmar Raydan informou que foi publicada a portaria do Tribunal Regional Federal da Primeira Região confirmando a data. “Na realidade, além de todo o processo estar concluído, com o imóvel alugado e já em fase final de obras, Manhuaçu se mostrou pronta para a instalação da Justiça Federal”, ressaltou o prefeito.
Definições
A Justiça Federal será instalada à Rua Duarte Peixoto, no bairro Coqueiro, em imóvel alugado, onde funcionou o Colégio Anglo. A nova vara terá jurisdição em Manhuaçu; Abre Campo; Alto Jequitibá; Alto Caparaó; Caiana; Caparaó; Carangola; Caputira; Chalé; Conceição de Ipanema; Divino; Durandé; Espera Feliz; Ipanema; Lajinha; Luisburgo; Martins Soares; Manhumirim; Matipó; Mutum; Orizânia; Pedra Bonita; Piedade de Caratinga; Pocrane; Reduto; Santa Margarida; Santa Bárbara do Leste; Santana do Manhuaçu; Santa Rita de Minas; Simonésia; São João do Manhuaçu; São José do Mantimento; Sericita; Taparuba e Vermelho Novo. A partir da instalação, todos deixarão de se deslocarem até Ipatinga e passarão a ter seus processos despachados pela vara manhuaçuense.
Questões envolvendo órgãos públicos federais (IBAMA, INCRA, Caixa Econômica, INSS, DNIT), crimes ambientais, dentre tantos outros são de alçada da Justiça Federal.
O juiz federal Murilo Fernandes de Almeira responderá pela Vara Única de Manhuaçu. A portaria ainda definiu que entre os dia 14 e 27 de junho ficam suspensos os prazos processuais e o expediente para que sejam redistribuídos os processos que serão analisados em Manhuaçu e hoje estão em Ipatinga e na Justiça Estadual.
Com informações e imagens do Portal Caparaó