Acidentes com motos lideram os atendimentos pelos bombeiros em Minas
|  | 
| (Foto: Arquivo / E.C.Sette / PR) | 
O Corpo de Bombeiros a alerta a população para um dado preocupante. A corporação informa que os acidentes com motos lideram os atendimentos realizados pelos bombeiros militares em Minas Gerais. Em 2010, foram cerca de 20 mil casos, representando 7% do total de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
O número supera até mesmo as 17 mil ocorrências de incêndio registradas em todo o Estado, no ano passado. De acordo com levantamento feito pelos bombeiros, os municípios com maior número de acidentes envolvendo motociclistas foram Belo Horizonte (3.074 casos) e Uberlândia (2.983 casos) e Uberaba (1.129), no Triângulo Mineiro. O estudo mostra ainda que as ocorrências com motos apresentam um aumento nos finais de semana e atingem o pico no horário de 18h às 20h.
Jovens
O capitão Marcos Viana, do Corpo de Bombeiros, destaca que é importante que tanto os motociclistas quanto os pedestres redobrem a atenção para evitar os acidentes. Segundo ele, a maior parte dos casos envolve jovens de 18 a 26 anos e, muitos deles, são consequências da falta de adoção dos métodos de segurança. “No caso dos pneus, por exemplo, é importante verificar sempre o estado de conservação e jamais transitar com os pneus carecas. Outro ponto consiste no fato da motocicleta ser um veículo muito ágil, o que faz com que os pilotos se arrisquem mais no trânsito”, enumera. 
A qualidade dos equipamentos de segurança, principalmente do capacete, é também ressaltada pelo oficial. “O motociclista deve utilizar um bom capacete e que tenha o selo de aprovação do Inmetro. Muitos óbitos acontecem devido a traumatismos cranianos por causa de capacetes sem qualidade”, adverte. 
De acordo com o capitão Viana é importante que a moto transite com o farol aceso, mesmo durante o dia. Ele conta que outras grandes causas de acidentes envolvendo quedas de motos de acidentes e atropelamentos são as ultrapassagens perigosas e a pressa dos motociclistas em chegar ao destino. “É muito comum o motociclista arrancar o veículo com o sinal amarelo, provocando a colisão com outros veículos ou atropelando pedestres”.
Prevenção 
Para conscientizar motoristas, pilotos e pedestres sobre os riscos de batidas e atropelamentos envolvendo motocicletas, o Corpo de Bombeiros vai realizar, no dia 13 de agosto, uma “Motociata” (espécie de carreata, com motos) em comemoração aos 100 anos da corporação.  Durante o passeio serão fornecidas dicas de prevenção e orientações. 
A “Motociata” sairá da Academia de Bombeiros Militar, na Rua Piauí, nº 1.815, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, às 8h. Os motociclistas passarão pelas principais avenidas de BH: Afonso Pena, Cristiano Machado, Rodovia Prefeito Américo Gianetti - em frente à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves -, Avenida Pedro I e Antônio Carlos, com encerramento às 12h, na sede do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, na própria Avenida Antônio Carlos, bairro São Francisco.
Com informações do Corpo de Bombeiros
Portal Realeza
Portalrealeza@portalrealeza.com
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
