quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Retorno de feriado provoca congestionamento de 7 km em Realeza


É comum nos retornos de feriados e em horários de grande
movimento, os congestionamentos no entroncamento
(Foto: E.C.Sette / PR)

O retorno do feriado de Ano Novo foi de grandes transtornos para quem passava pelo entroncamento das duas rodovias federais que cortam o Município de Manhuaçu. O grande número de veículos que retornaram do litoral nesta segunda-feira (02) causou um congestionamento de aproximadamente 7 km entre as 12 e as 17 horas no sentido Manhuaçu para Realeza. Quem precisava seguir neste sentido levou até 50 minutos para percorrer um trecho de 12 km de extensão que normalmente é feito em no máximo 15 minutos.
Além do grande número de veículos, os buracos existentes no trevo de Realeza também contribuem para estes congestionamentos. Os veículos que trafegam pela rodovia BR 116, principalmente os caminhões, têm que passar com a velocidade reduzida pelos buracos, retendo ainda mais o trânsito pela rodovia BR 262.

Trevo provisório há 45 anos

Estes congestionamentos são uma rotina não apenas para os turistas, como para os motoristas que fazem uso da BR 262 em deslocamentos curtos, para outras cidades da região. Geralmente nos feriados de Ano Novo, Carnaval e Semana Santa estes problemas se repetem. O trevo existente no Distrito de Realeza não comporta o grande fluxo de veículos nestes períodos do ano. Além dos congestionamentos nestas épocas, é comum que também ocorram em horas de maior fluxo de veículos em dias comuns da semana.
Existe um projeto de se construir um viaduto no local desde o ano de 1967. Na verdade o trevo foi construído provisoriamente quando foi feita a cobertura asfáltica na rodovia BR 262 em meados dos anos 60 do século passado. O trevo do entroncamento destas duas rodovias é provisório há pelo menos 45 anos. A população da comunidade convive há várias décadas com as visitas de engenheiros fazendo as medições para o projeto do viaduto que jamais saiu do papel.
É impensável duas rodovias tão importantes para o país possuírem um cruzamento que não oferece a menor condição de comportar o tráfego de veículos. E enquanto as autoridades não definem uma solução para o local, os transtornos prosseguem para os motoristas.



DNIT promove tapa-buracos no trevo

Atualizada às 13 horas. Coincidentemente apenas três horas após a postagem desta matéria uma empresa terceirizada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) enviou um caminhão basculante com massa asfáltica e funcionários para realizarem uma operação tapa-buracos no trevo do entroncamento.
Além do grande número de veículos, os buracos existentes no trevo, devido à má conservação por parte do DNIT, contribuem para a retenção do fluxo do trânsito no entroncamento. Para fugir dos buracos, os motoristas
estão utilizando até o gramado existente no interior do balão do trevo
(Fotos: E.C.Sette / PR)
Funcionário de uma empresa terceirizada pelo DNIT realizam o tapa-buracos no trevo apenas três horas após a
postagem desta matéria
(Fotos: E.C.Sette / PR)
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