terça-feira, 3 de julho de 2012

Chegada da supercarreta a Manhuaçu é adiada para sexta-feira


O encarregado pela supercarreta, Souza, juntamente com os agentes
da PRF, Tadeu Lima e Kildare analisam o local onde o veículo gigante
irá passar no entroncamento das rodovias BR-262 e BR-116 em Realeza
(Foto: E.C.Sette / PR)


Após alguns contratempos da viagem da supercarreta entre as cidades de Ibatiba e Pequiá, o responsável pelo transporte da laminadora de aço informou que ela fez a pernoite a dez quilômetros da divisa dos Estados do Espírito Santo com Minas Gerais, ainda em território capixaba.
A previsão, segundo Souza, era que a carreta gigante tivesse chegado a Pequiá no final da tarde de quarta-feira, 04. Com este atraso, a composição mecânica de 129 metros de comprimento que deveria passar pelo perímetro urbano de Manhuaçu nesta quinta-feira, chegará somente na sexta-feira, 06 de julho. Ainda de acordo com o encarregado, a previsão atual é que a supercarreta faça a pernoite no Posto Fiscal de Martins Soares, saindo na manhã de sexta com destino a Manhuaçu.

A passagem por Manhuaçu


O encarregado pela viagem da laminadora de aço que está sendo transportada pelo maior conjunto mecânico a transitar pelas rodovias brasileiras esteve visitando a cidade de Manhuaçu e os distritos de Realeza e Vilanova, para preparar a passagem da supercarreta pela região antes do próximo final de semana.
A viagem da supercarreta pelas rodovias BR-262 e BR-116 de Vitória (ES) com destino a Ipatinga (MG), apesar dos transtornos causados no trânsito, tem se transformado em verdadeira atração para as populações das cidades localizadas às margens destas estradas. O percurso de menos de 500 km de extensão tinha uma previsão de ser percorrido em aproximadamente 25 dias, mas sucessivos problemas mecânicos fizeram com que este prazo fosse desconsiderado. A supercarreta iniciou seu percurso no dia 17 de maio e havia a previsão de que alcançasse a divisa do Estado de Minas Gerais no dia 26 daquele mês. Mas após todos os imprevistos ocorridos, ela deverá chegar à divisa no final do dia desta quarta-feira, 04 de julho. Todo este atraso tem causado grande expectativa junto às populações das cidades onde a carreta gigante irá passar.
(Foto: Divulgação / Transpesa)
De acordo com Souza, encarregado pelo transporte da laminadora, a supercarreta deverá sair de Pequiá (ES) na manhã de quinta-feira e deverá levar todo o dia para chegar a Manhuaçu e cruzar o perímetro urbano da cidade. A previsão, ainda de acordo com o encarregado, é que a composição faça a pernoite em um espaço às margens da rodovia em frente a uma fábrica de defensivos agrícolas, já na saída para Realeza.
Para o encarregado os trechos no perímetro urbano de Manhuaçu e a travessia do entroncamento das rodovias BR-262 e BR 116 em Realeza merecerão maior atenção. Ela deverá levar aproximadamente três horas para atravessar a cidade, com previsão de causar grandes transtornos ao já caótico trânsito de Manhuaçu. Para isso o encarregado e alguns dos motoristas dos veículos especiais estiveram com o Secretário Municipal de Obras e com policiais do Posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Realeza, com a finalidade de preparar os locais para a travessia.
Ao contrário de outras cargas especiais que passaram recentemente pelas rodovias da região, em que foi necessária até mesmo a retirada dos semáforos, a passagem da supercarreta não precisará destas alterações. Sua dimensão exagerada é apenas em comprimento e não em altura.
O percurso entre Manhuaçu e Vilanova deverá durar todo o dia de sexta-feira. A supercarreta irá pernoitar próxima a um posto de combustível no Distrito de Vilanova.

Dimensões

Souza informou que a supercarreta tinha um comprimento inicial de 111 metros, que já lhe assegurava o título de maior carreta a transitar pelas rodovias brasileiras. Porém, ainda em seu trajeto inicial foi necessário acrescentar outros dois caminhões especiais, que aumentaram o comprimento da composição em aproximadamente 18 metros, totalizando então quase 130 metros.
Somente a peça que está sendo transportada e que veio de navio do Japão pesa em torno de 300 toneladas, que somadas ao peso de toda a composição, totaliza 670 toneladas. O reboque possui 320 rodas, que juntamente com as 10 rodas de cada um dos cavalos mecânicos, totalizam 360 rodas e pneus na supercarreta.

Segunda viagem

Souza informou que esta é apenas a primeira viagem da supercarreta. De acordo com o encarregado, são duas laminadoras adquiridas pela Usiminas. Ele disse que assim que a peça for descarregada em Ipatinga, a composição retorna para Vitória para transportar a outra laminadora.
Alguns motoristas da supercarreta também estiveram em Realeza analisando o melhor local para a travessia
do entroncamento
(Fotos: E.C.Sette / PR)
Everardo C. Sette
portalrealeza@portalrealeza.com

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