Pró-reitor do IFET visita escola de Realeza para viabilizar parceria
Representantes do IFET, da E. E. Dr. Eloy Werner e da Prefeitura de Manhuaçu durante o encontro (Foto: Divulgação) |
REALEZA - Representantes do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), juntamente com representantes da Prefeitura Municipal de Manhuaçu e o diretor Júlio Caetano Dias estiveram reunidos na manhã de ontem nas dependências da Escola Estadual Dr. Eloy Werner, no distrito de Realeza, para estudarem uma parceria entre as duas instituições de ensino, com a finalidade de ser instalado em caráter provisório naquela escola, o IFET Manhuaçu.
Estiveram reunidos com o diretor da escola de Realeza, Etienne Beirão Friedrich, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Rui Gonçalves, diretor de Extensão e Weyder Findmore, diretor de Expansão Institucional, Eduardo Cotrim, secretário municipal de Agricultura e Mayra Gomes Cerqueira, assessora da Secretaria Municipal de Educação.
Os representantes do IF Sudeste MG estão na cidade há dois dias tratando de algumas ações necessárias para a implantação da instituição federal no município.
Na terça-feira (11) pela manhã, os professores visitaram o terreno doado pela administração municipal onde serão construídos os módulos do IFET e durante à tarde, em reunião no gabinete do prefeito de Manhuaçu eles apresentaram o projeto que será implantado na região, além de anunciarem nesta oportunidade o desejo do IFET já estar funcionando em caráter provisório ainda este ano.
Durante a manhã desta quarta-feira (12) eles realizaram algumas visitas a escolas do município e saíram com ótima impressão sobre a escola de Realeza. Segundo Júlio Caetano, a Escola Estadual Dr. Eloy Werner atende às necessidades básicas apontadas pelo pró-reitor para realizar esta parceria. “De imediato eles ficaram satisfeitos com as dependências físicas da escola, chamando a atenção também de forma positiva, o fato de não haver na Eloy Werner aulas no turno da noite, podendo neste período a nossa instituição atender ao IFET em 100%. Outro ponto que vai pesar a favor para esta escolha, segundo me passaram, é que a nossa escola está localizada no mesmo distrito onde será implantado o IFET”, informou o diretor.
Outro fator apontado por Júlio Caetano que deve favorecer na decisão dos representantes do IF Sudeste MG na escolha da escola de Realeza é que por vários anos esta instituição de ensino atendeu a Universidade Federal de Viçosa (UFV) nos processos seletivos de vestibular para toda a região e ao Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES). O que, segundo o diretor, torna a escola que dirige uma referência regional.
Os representantes do IF Sudeste MG pretendem instalar ainda este ano cursos de curta duração em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). E já no primeiro semestre de 2014, pretendem que estejam implantados no espaço provisório, os primeiros cursos técnicos do IFET. As obras do IFET Manhuaçu devem se iniciar em meados do segundo semestre de 2013 com a previsão de durarem aproximadamente 12 meses. A previsão é que os alunos já estejam estudando no campus do instituto no início de 2015, porém, com o IFET já funcionando em Realeza um ano antes.
Para Júlio Caetano, existem alguns procedimentos burocráticos que devem ser colocados em prática, como a disponibilização por parte do Governo do Estado de Minas Gerais do prédio da escola para o IFET e encontrar uma residência no distrito que possa abrigar a administração do IFET até a conclusão das obras de construção da instituição federal. “Em sua visita a Manhuaçu neste ano, a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazola, alertada pelo prefeito Naílton Heringer sobre a possibilidade deste tipo de parceria, garantiu que a sua pasta daria pleno apoio a esta iniciativa. O pró-reitor me incumbiu, inclusive, em procurar em nome do IFET, uma casa para ser alugada no distrito onde eles poderão instalar a administração do instituto”, destacou Júlio Caetano.
(Foto: Divulgação) |
Com informações TEMPO+ (tempomais.com)