terça-feira, 10 de setembro de 2013

Banda do 11º BPM apresenta alvorada em Realeza

(Foto: E. C. Sette / TEMPO+)
Realeza - “Um momento histórico para a população da comunidade de Realeza”, dizia um morador do distrito de Realeza, após a passagem da banda pelas ruas da comunidade. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (6), véspera do aniversário da Independência do Brasil. Às 6h10 a população foi acordada pela Alvorada da Banda de Música do 11º Batalhão de Polícia Militar de Manhuaçu.

Evento foi realizado através do convite feito pelo diretor da Escola Estadual Dr. Eloy Werner, Júlio Caetano Dias, para comemorar a Semana da Pátria com os estudantes daquela instituição de ensino. “Foi um evento histórico para a comunidade de Realeza e pegou a população de surpresa. Mas foi uma surpresa agradável que todos elogiaram. Pelo que os moradores mais antigos me passaram, nunca houve uma alvorada da Banda de Música do Batalhão de Manhuaçu aqui no distrito. Nós da direção da Eloy Werner aproveitamos o programa “Pra Ver a Banda Passar” que faz parte das comemorações do 50º aniversário do 11º BPM e decidimos realiza-lo em Realeza na Semana da Pátria”, explicou o diretor Júlio Caetano.

Os integrantes da banda começaram sua apresentação próximo à rodovia BR-262 e seguiram pelas principais ruas da região central do distrito, até o portão de entrada da escola, onde continuaram a apresentação enquanto recebiam os estudantes. E dentro do estabelecimento de ensino, os estudantes se concentraram para a execução do Hino Nacional.

A surpresa agradável que o diretor da escola destacou foi evidenciada ao longo da manhã na comunidade, com todos comentando o evento.

Pra Ver a Banda passar

Para as comemorações do 50º aniversário de instalação do batalhão em Manhuaçu, entre as diversas atividades, está o projeto “Pra ver a Banda Passar”, com a alvorada musical acontecendo em diversos bairros de Manhuaçu e já contemplando os distritos de São Pedro do Avaí e Realeza. De acordo com o regente da Banda de Música do 11º BPM, tenente Adilson Junior Rodrigues, o programa pretende atender até o final deste ano todas as comunidades do município. Ele destacou o fato da atividade cultural, através da música, ter a capacidade de promover a socialização dos jovens.

“Este programa é realmente para resgatar o trabalho das bandas de música, como forma de enaltecer o trabalho da Polícia Militar em toda nossa região, para que as pessoas tenham a arte e a cultura musical como atividade, já que ela é muito importante para o resgate de nossas crianças e adolescentes, através da inclusão e socialização”, disse o regente.

O repertório da Banda de Música do 11º BPM é bastante variado, apresentando desde os arranjos tradicionais de uma banda militar, até temas atuais que tocam nas rádios e que caem no gosto dos jovens. As crianças e adolescentes aplaudiam entusiasticamente ao término de cada apresentação. As mais jovens, que estão acostumadas a presenciar somente o trabalho de segurança pública dos policiais, comentavam entre si pela novidade de ver militares em uma apresentação deste tipo.

“Para nós músicos e principalmente, como policiais militares, é uma satisfação muito grande esta atenção e admiração transmitida pelos jovens. A Polícia Militar, diante do dever que ela tem na área de segurança pública, dentro do sistema de defesa social, tornam as pessoas retraídas, até mesmo em função da farda. E muito pelo contrário, a PM hoje trabalha muito ao lado do cidadão. Quem faz hoje com que o trabalho que realizamos seja positivo, certamente é a comunidade. Numa apresentação como esta, nós vemos as crianças e os adolescentes envolvidos com a atividade, cantando as músicas que a banda toca. Isso é interagir e fazer segurança pública”, destacou o tenente Adilson ao final da apresentação.
(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)
(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

(Fotos: E. C. Sette / TEMPO+)

Com informações TEMPO+ (tempomais.com)

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010