Vigilância Sanitária realiza palestra para representantes de farmácias de Manhuaçu
Maria Lúcia G. Dutra Rocha, coordenadora da Vigilância Sanitária de Manhuaçu (Foto: E.C.Sette / PR) |
Foi bastante concorrida a reunião realizada na noite desta quinta-feira (13) entre a Vigilância Sanitária e os representantes das farmácias do município de Manhuaçu. A palestra foi administrada por Maria Lúcia G. Dutra Rocha e Ronald Aguiar, respectivamente coordenadora e farmacêutico da VISA/Manhuaçu. O salão do 1° piso da Câmara Municipal lotou com quase a totalidade dos representantes das farmácias.
A reunião contou também em sua abertura, com a presença dos vereadores Antônio Carlos Xavier da Gama (Toninho Gama) e José Geraldo Damasceno (Zé Rulinha), representando o Poder Legislativo Municipal neste encontro.
Ronald Aguiar, farmacêutico da Vigilância Sanitária de Manhuaçu (Foto: E.C.Sette / PR) |
A palestra foi organizada no sentido de levar ao conhecimento dos presentes as novas regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para este setor. Isso porque a programação anual da Vigilância Sanitária Municipal contempla ações voltadas para a sensibilização dos variados segmentos comerciais do município. Para tal, foi elaborada uma planilha com reuniões e palestras que irão acontecer ao longo do ano com estes segmentos, sendo o segmento de farmácia o primeiro nesta programação.
A coordenadora Maria Lúcia abriu a palestra apontando os problemas enfrentados a partir da implantação da Lei nº 18679/09, aprovada pela Assembleia Legislativa e já sancionada pelo governador de Minas Gerais, que autoriza o comércio de todo e qualquer artigo de conveniência (à exceção de bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos não industrializados) e prestação de serviços em farmácias e drogarias. Segundo ela, essa lei contraria a RDC 44/09 publicada pela ANVISA.
O encontro contou com a participação de muitos representantes do setor. Em primeiro plano os vereadores Toninho Gama e Zé Rulinha (Foto: E.C.Sette) |
Outro ponto forte da palestra foi ao abordar a questão da venda de medicamentos com prescrição médica, sendo que os mesmos somente poderão ser comercializados com a presença do farmacêutico responsável no estabelecimento. Ressaltou também os cuidados que os empresários devem ter em se certificar da origem dos remédios que adquirem, pois a indústria de falsificação de remédios cresce e se moderniza a todo instante.
Houve muitos questionamentos durante as palestras administradas pelos dois profissionais da VISA/Manhuaçu, provando que foi um encontro bastante democrático e participativo.
Portal Realeza