Encontro discute projeto do CEFET em Manhuaçu
Secretário Eduardo Portilho, Dep. Fed. João Magalhães, Reitor Mário Sérgio, eng. Cláudia Gávio e o vereador Teté (Foto: Reprodução / Portal Caparaó) |
(Reportagem extraída do Portal Caparaó em 17/06/2010) Mais um importante passo para a implantação do núcleo avançado do IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) – anteriormente chamado CEFET - em Manhuaçu foi dado esta semana. No começo da noite de segunda-feira, 14, foi realizada audiência pública na Câmara Municipal, envolvendo a participação da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sudeste de Minas Gerais, autoridades, diretores de escolas públicas, membros do secretariado municipal e populares.
A Mesa Diretora da reunião foi composta pelo Reitor do IFET – Sudeste de Minas Gerais, Dr. Mário Sérgio Costa Vieira; Engenheira e Coordenadora do Programa de Expansão Institucional do IFET, Dra. Cláudia Valéria Gávio Coura; Deputado Federal João Magalhães; Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” – representando a Presidência do Legislativo, e o Secretário Municipal de Educação, Professor Eduardo Arthur de Magalhães Portilho – que, na ocasião, representou o Prefeito Adejair Barros. Também estiveram presentes nesta audiência, os Vereadores Fernando Gonçalves Lacerda, Francisco de Assis Dutra – “Chico do Juquinha”, Renato Cezar Von Randow e José Geraldo Damasceno; Secretários Municipais Dr. Vinícius de Resende (Agricultura, Turismo, Indústria e Meio Ambiente), Dra. Beatriz Prata (Emprego e Desenvolvimento Social); Ex-prefeita, Cici Magalhães, Presidente do Coamma (Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu), Vasco Fernando Motta Rodrigues, e os Diretores Luizaura Januário (EE Monsenhor Gonzalez) e Giovani Mageste (EE São Vicente de Paulo).
Na abertura da solenidade, o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” se pronunciou, destacando os esforços para a implantação do IFET em Manhuaçu. O Vereador ressaltou os contatos frequentes e viagens à Brasília e Juiz de Fora no intuito de assegurar recursos e atender a todos os procedimentos necessários para que este grande projeto seja consolidado em Manhuaçu. Teté agradeceu e elogiou o comparecimento dos presentes, ressaltando que o envolvimento de toda a sociedade é fundamental para que o Instituto se torne realidade na região.
Ao se pronunciar, o Deputado Federal João Magalhães mencionou a importância da implantação do IFET na região. “Há quarenta anos ouço falar nas escolas agrotécnicas que hoje se transformaram em IFET. Lembro-me de muitos amigos que precisaram sair de Matipó para estudar no Cefet de São João Evangelista. A partir de agora, teremos um novo cenário para a Educação na região com a vinda do IFET. Para a região, é um passo importante a implantação do Instituto Federal em Manhuaçu, onde teremos desde ensinos técnicos profissionalizantes até doutorados. Com esta parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal, com o apoio do Ministério da Educação, que não nos têm faltado, acredito que até o final do ano estaremos com este campus pronto e, no ano que vem, estará ministrando os primeiros cursos. Cursos estes eleitos pela comunidade para serem implantados na região”, comentou o Deputado.
Terreno precisa ser doado com escritura
Ao esclarecer sobre o processo de implantação do núcleo avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Manhuaçu, o Reitor do IFET – Sudeste de Minas Gerais, Dr. Mário Sérgio Costa Vieira, enfatizou que a forte estrutura econômica e a referência regional são fatores importantes para a implantação do instituto federal. “Manhuaçu é uma cidade pólo, uma cidade que merece ter um núcleo avançado do Instituto. Começa com um núcleo avançado, e, depois, se transforma em campus. Como campus, terá autonomia financeira, didática e administrativa, então a coisa começa a evoluir. Primeiro, começa com um ou dois cursos técnicos, para depois passar para cursos superiores, mestrado e doutorado como é a filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. [...] O objetivo do Instituto é trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão focadas no entorno. Ou seja, trazer benefícios para a região onde está inserido o campus nosso. Na região de Manhuaçu, não tem nenhum instituto federal. O mais próximo é Muriaé. Implantando aqui o instituto, toda a região sairá ganhando, com certeza”, explicou o Reitor.
Vereador Teté abriu a reunião (Foto: Reprodução / Portal Caparaó) |
Em relação ao andamento das atividades de implantação do IFET, o Reitor comentou a necessidade da entrega da Escritura outorgando a doação do terreno para o Instituto Federal. “A bola da vez está com os vereadores em passar o terreno para o Instituto, por meio da concessão da Escritura, para licitarmos a obra. O Deputado Federal João Magalhães conseguiu a liberação do dinheiro para a obra, junto ao MEC. O Prefeito Adejair e os vereadores também estão empenhados em fazer isto acontecer. Então, a Câmara precisa efetivar os procedimentos para que o município repasse para nós o terreno, o MEC liberará o dinheiro para iniciar a construção e, talvez, no ano que vem, possamos começar as atividades”, esclareceu o Reitor.
O Secretário Municipal de Educação, Professor Eduardo Arthur de Magalhães Portilho, também se pronunciou, reiterando os novos rumos para a Educação, sobretudo na área de capacitação profissional, com a vinda do IFET para a região. Eduardo elogiou também os esforços para a implantação do Instituto Federal em Manhuaçu, por parte do Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté”, Deputado Federal João Magalhães e da reitoria do IFET – Sudeste de Minas Gerais.