quarta-feira, 14 de julho de 2010

Manhuaçu inicia a vacinação contra a raiva animal

(Foto: Reprodução)
Tem início nesta quarta-feira (14) a vacinação antirrábica de cães e gatos em todo o município de Manhuaçu. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância à Saúde, enviará agentes por todo o município com a finalidade de vacinar o maior número possível de animais.
A campanha de vacinação contra a raiva animal terá um cronograma que atenderá a todos os distritos e suas respectivas zonas rurais em datas que serão repassadas pela SMS à população através de divulgação pelos meios de comunicação. Para esta primeira semana, entre os dias 14 e 17 de julho, a cobertura da vacinação ocorrerá nas áreas de adjacências do ESF de Dom Correa, conforme quadro abaixo:


Transmissão da raiva

A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras e arranhaduras de animais contaminados com o vírus. Em caso de acidentes e ataques, a orientação é que a vítima lave o ferimento com água e sabão e procure um centro de saúde.

Cuidados a tomar ao sofrer agressão de cães ou gatos

Lesões causadas por um desses animais precisam de cuidados. Veja o quê e como fazer.
1) Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
2) Procurar com urgência a Unidade de Saúde ou Centro Médico de Urgências Médicas (CMUM) mais próximo;
3) Não matar o animal e deixá-lo em observação durante 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de raiva;
4) Dar água e alimentar normalmente o animal, em local seguro, para que não possa fugir ou atacar outras pessoas e animais;
5) Voltar imediatamente ao serviço de saúde onde você já foi atendido se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento;
6) Nunca interromper o tratamento profilático sem determinação do serviço de saúde.

Morcegos

Se você mora em regiões da cidade onde existem morcegos, preste atenção às seguintes informações:
1) Qualquer espécie de morcego pode transmitir a raiva para o ser humano ou
outro mamífero;
2) As pessoas devem evitar o contato direto com morcegos vivos ou mortos;
3) Não se deve provocá-los e nem tentar capturá-los;
4) Mantenha pessoas e animais afastados do ambiente ou local onde o morcego se encontra;
5) Caso entre em contato direto e/ou for mordido, deve-se procurar a unidade de saúde ou o centro de urgências médicas (CMUM) mais próximo para o tratamento adequado.
6) Ao encontrar um morcego caído ou em situação incomum (durante o dia, caído no chão ou dentro de residências);
7) Caso algum animal doméstico entre em contato com morcegos, deve-se manter o animal sob observação e avisar imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde, para as devidas providências.
8) Caso perceba alteração de comportamento ou morte do animal que teve contato com o morcego, avisar imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Vigilância à Saúde

Portal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com

Notícias mais visualizadas na semana

 
TEMPO+ | by TNB ©2010