Escola de Caratinga é finalista do Prêmio Nacional de Gestão Escolar
![]() |
| Escola Estadual Menino Jesus de Praga é finalista de prêmio nacional (Foto: Divulgação / SEE-MG) |
Na cidade de Caratinga, o trabalho realizado na Escola Estadual Menino Jesus de Praga é motivo de orgulho para a comunidade local e agora serve de exemplo para educadores de todo o Brasil. A escola é uma das seis finalistas do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (Ano Base 2009) e vai disputar, em novembro, o primeiro lugar na premiação. Com a filosofia de ensino que incentiva os projetos de leitura e ampla participação da comunidade no ambiente escolar, a Menino Jesus de Praga é uma referência de sucesso na educação.
Com o intuito de tornar cada vez mais efetivos os projetos desenvolvidos na escola, a equipe pedagógica trabalha com três eixos de atuação. O primeiro é o “Formando Crianças Leitoras e Produtoras” e visa, por meio de diversos projetos pedagógicos, criar nos estudantes o gosto pela leitura e escrita. O segundo eixo é o de monitoramento da aprendizagem e engloba todas as ações que a escola desenvolve para fortalecer o trabalho do professor. E há também o “Escola do Coração”, que busca reforçar e incentivar a relação da comunidade com o ambiente escolar.
Gosto pela leitura
A Escola Estadual Menino Jesus de Praga atende a crianças do 1º ao 5º ano e desde o início o contato dos estudantes com a literatura é incentivado. Além da biblioteca da escola, bastante frequentada, cada sala tem sua própria biblioteca, com uma coleção de livros adequada à faixa etária dos estudantes. Além disso, no pátio da escola há uma banca de revistas com uma ampla coleção de revistas em quadrinhos que os alunos podem folhear no horário do recreio ou durante visitas programadas. “As crianças leem na escola e também em casa. Em média, cada estudante leva dois livros para a casa por semana. Nosso objetivo é que a criança crie o hábito de ler por prazer e não por obrigação”, explica a diretora da escola, Sandra Lima Soares.
Projetos não faltam para estimular a participação dos estudantes e o gosto pela leitura, desde o jornalzinho de classe, redigido nas salas de aula pelos próprios estudantes, até a Rádio da Escola, cuja programação também fica por conta dos alunos e que anima os horários de recreio com música e informação. A escola promove ainda um projeto de soletração, clubes de leitura em cada sala de aula e um recital de poesia que mobiliza todos os estudantes. “Todas as crianças participam e até recebem diploma de participação. É uma forma de trabalhar a diversidade textual e enriquecer o trabalho da sala de aula”, conta Sandra Lima.
Monitoramento de aprendizagem
O trabalho dos professores na Escola Estadual Menino Jesus de Praga não termina quando eles deixam a sala de aula. Todas as segundas-feiras a equipe de educadores se reúne para discutir as estratégias pedagógicas adotadas na escola, desde o acompanhamento do caderno dos alunos, até a análise das avaliações diagnósticas. Além disso, a formação continuada é outra meta constantemente perseguida na escola. Ao longo do ano, os professores participam de palestras e capacitações que auxiliam na sua atuação como educadores. “Já fizemos palestras sobre a importância da comunicação interna e atendimento ao público, sobre letramento e matemática, sobre análise dos resultados de avaliações de desempenho. Os próprios professores sugerem os temas e nós tentamos oferecer as palestras. O foco é a formação continuada”, explica Sandra.
Escola do coração
Para tornar a escola um espaço eficiente de aprendizagem, a equipe da Menino Jesus de Praga cria sempre opções para atrair o interesse dos estudantes e a participação efetiva dos pais. A escola conta hoje com projeto de futsal, aulas de dança, uma fanfarra e um coral, além de constantes atividades que permitem a participação da comunidade, tais como feiras de ciências e peças de teatro. “A gente tem uma preocupação grande em tornar o espaço da escola em algo bem agradável, bem atraente para que a criança tenha o desejo de vir à escola. Para nós, se a criança gosta da escola ela aprende mais fácil”, ressalta Sandra.
Os pais participam ativamente da vida estudantil de seus filhos. Podem frequentar desde reuniões mensais para saber mais sobre o desempenho escolar das crianças até apoiar o desenvolvimento de algum dos projetos da escola. Na comunidade em geral as ações da Menino Jesus de Praga também já ficaram conhecidas. “Nossa fanfarra sempre é convidada para tocar e nosso coral já abriu vários eventos na cidade. É uma forma de trazer a comunidade para dentro da escola”, conta a diretora Sandra.
Avaliações
Todas essas ações desenvolvidas influenciaram no bom desempenho da escola nas avaliações de diagnóstico tanto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, quanto do Ministério da Educação (MEC). No Programa de Avaliação da Alfabetização 2009 (Proalfa), teste que avalia a leitura e escrita dos alunos do 3º ano do ensino fundamental, a Escola Menino Jesus de Praga teve a proficiência de 634,3, enquanto a rede estadual apresentou o índice médio de 551,6. Já no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica 2009 (Proeb), o desempenho dos alunos também obteve resultado acima da média. Em Língua Portuguesa, a proficiência da escola foi de 250,4, enquanto a rede estadual apresentou a média de 213,6.
Já em Matemática, a escola teve o índice de 268,5, enquanto no Estado a proficiência média foi de 226,2. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliação do MEC, a escola ultrapassou a média prevista para e atingiu a meta para 2017, com um índice de 7,4. Nos países desenvolvidos a média é 6. Além do bom desempenho escolar, há dez anos a escola não registra nenhum caso de evasão escolar. A frequência dos alunos é monitorada pela escola. Se o aluno falta sem justificativa por dois dias consecutivos, a escola entra em contato com os pais.
Bom desempenho
Na edição de 2009, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (Ano Base 2008) foi conquistado por uma escola mineira. A Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, se destacou por realizar projetos que integravam a escola e a comunidade para a promoção do desenvolvimento.
Prêmio
O resultado do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar - Ano Base 2009 será divulgado no mês de novembro e a escola que ficar em primeiro lugar receberá um prêmio de R$ 15 mil. As escolas finalistas já garantiram um prêmio de R$ 3,5 mil, uma biblioteca com 300 títulos, além de viagens de intercâmbio para seus diretores, que vão visitar os EUA para compartilhar experiências pedagógicas. O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) e Fundação Roberto Marinho.
Potal Realeza
portalrealeza@portalrealeza.com
