ONG Pró-Rio Manhuaçu promove projeto 'Seu lixo tem valor'
Em mais uma participação no dia do Voluntariado Dia V deste ano, a ONG Pró-Rio Manhuaçu lançou o Projeto 'Seu lixo tem valor'”visando promover a ideia de que materiais recicláveis possam ser reaproveitados evitando que passem a ser lixo e, assim, descartados no meio ambiente.O projeto sócio ambiental pretende ser implantado em Manhuaçu objetivando a:
- Criar uma conscientização ambiental na população
- Evitar lançamento de resíduos no Rio Manhuaçu
- Reciclar materiais
- Desenvolver a criatividade artística
- Proporcionar uma renda extra familiar
- Diminuir o volume de lixo coletado pelo Samal (aterro sanitário)
![]() |
| Trecho do Rio Manhuaçu (Foto: Reprodução / Ong Pró-Rio Manhuaçu) |
O crescente problema da destinação do lixo doméstico precisa de uma nova abordagem. O envolvimento da população será essencial para uma possível solução desta questão. "Este projeto vem ao encontro da Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos aprovada no último mês de agosto", comenta Allison Campos Sad, um dos Diretores da Organização.
"Por meio de campanhas educativas a população será incentivada a separar seu lixo doméstico reciclável e levá-lo a um depósito. Neste local receberá o 'Vale Ecológico' de acordo com o peso e/ou volume do material entregue. Estes vales, com um valor definido, poderão ser trocados em instituições e estabelecimentos comerciais parceiros e também com o Poder Público Municipal. O material reciclável será destinado a confecção de objetos para uso, brinquedos, trabalhos artísticos, fabricação de sabão(APPREV), etc. E posteriormente vendidos. O excedente, quer seja pelo volume ou por sua natureza, será vendido a empresas de reciclagem em larga escala. Os valores apurados com a venda dos produtos e materiais recolhidos serão revertidos para custeio das despesas de manutenção e ampliação do Projeto e pagamento dos artesãos", afirma Roberto Sérgio Vargas, um dos Secretários da ONG.
"Além do pagamento do lixo recolhido, também poderão ser feitos sorteios mensais de brindes ofertados pelas empresas parceiras.Assim, a população terá o incentivo financeiro recebendo pelo seu trabalho e o incentivo ético, contribuindo para melhorar nossa qualidade de vida", conclui Sad.
